Política

GOVERNADOR GARANTE FORÇA NACIONAL SEGURANÇA DIANTE AMEAÇAS DA PM

vide
| 06/08/2009 às 19:12
Agora há pouco, o governador no içamento da lona do Cirque Le Soleiel, em, Itapuã
Foto: Manu Dias
 

Em entrevista concedida agora há pouco, o governador Jaques Wagner tranquilizou a população baiana sobre a possibilidade de paralisação da Polícia Militar. Ele reafirmou disposição para o diálogo, mas enfatizou que não será tolerado desrespeito à ordem constitucional.

        
Wagner informou que já manteve contato com o ministro da Justiça, Tarso Genro, garantindo a mobilização da Força Nacional de Segurança, caso seja necessário. E alertou: "Meu chamamento aos profissionais da PM é que não entrem em aventura, pois eles conhecem o Código Militar".

        
Após reunião com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Newton Mascarenhas, o governador afirmou: "Já oferecei à PM aquilo que posso oferecer: diálogo e respeito à hierarquia".

        

BENEFÍCIOS


Entre as medidas que beneficiaram os policiais militares, Wagner lembrou o reajuste de quase 19% para os menores salários, em 2007. E ainda o aumento do ano passado, que foi maior para os oficiais, de tenente a coronel.

        
Recentemente, foram entregues 540 novos veículos, além de outros equipamentos que facilitam o trabalho policial. Também foi promulgada a Lei Orgânica das polícias militar e civil, assegurando promoções, beneficias e estruturando as carreiras.

        
Para o governador Jaques Wagner, todas as medidas visam um movimento de aumento da autoestima da corporação, que já teve 3.200 novos soldados incorporados e tem outros 3.200 concursados prestes a fazer o curso de formação.


A memória do movimento grevista da PM em 2001 não preocupa o governador. Ele ressalta que, na época, estava na oposição e se ofereceu como mediador do conflito. E finalizou: "A população pode ficar tranqüila, os nossos policiais, a nossa oficialidade, vão garantir a ordem".

  COMANDANTE DA PM

   A respeito dos boatos sobre a suspensão do policiamento nas ruas de Salvador, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Nilton Mascarenhas, disse, há pouco, na sede da governadoria, que todas as providências foram tomadas junto aos comandos de unidades para garantir que o efetivo que faz patrulhamento nas ruas seja reforçado.

  "Não há clima dentro da tropa de adesão a um movimento que quer levar profissionais responsáveis a uma aventura", destacou.

   LE SOLEIEL

  O Parque de Exposições foi liberado nesta quinta-feira (6) pela Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária (Seagri), para receber, pela primeira vez na história da Bahia, as apresentações do Cirque du Soleil, que começam quinta-feira (13) e terminam no dia 9 de setembro. Considerado o maior do mundo, ele iniciou a preparação para os espetáculos com a montagem da tenda.


  Foram cerca de cem homens trabalhando no içamento da lona, o que aconteceu em menos de cinco minutos. Depois de erguida, a tenda tem capacidade para receber 2,6 mil espectadores em cada apresentação. Entre eles, estarão 500 crianças em situação de risco social, portadoras de deficiência, vítimas de queimadura, filhas de agricultores familiares e alunos das escolas da rede pública estadual.


Para o governador Jaques Wagner, uma oportunidade para a inclusão social. "Estamos gerando emprego e alegria. O circo é uma coisa muito lúdica e vai trazer felicidade para nossa gente. Quero agradecer a parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, que vão possibilitar a magia do circo para muitas crianças carentes ao assistirem a um espetáculo tão maravilhoso quanto o Cirque du Soleil".


A expectativa para a temporada baiana é de que mais de 60 mil pessoas vejam os espetáculos, em 24 sessões. Segundo o secretário de Cultura, Márcio Meireles, a companhia mostra uma nova possibilidade de trabalho no mundo circense.


"O circo é um mito, uma evolução na arte, na estética, tecnológica e também conceitual. É um circo sem animais. Ele mostra uma outra possibilidade, que é o ser humano em seu limite de excelência, saltando e quase voando. Antes, era necessário viajar para ver ao vivo. Hoje, ele está em Salvador e isso é interessante porque gera emprego e movimenta a economia do estado", enfatizou.