Política

GOVERNADOR ADVERTE PM PARA OPERAÇÃO "POLÍCIA LEGAL" E VAI JOGAR DURO

vide
| 06/08/2009 às 12:19
Governador Jaques Wagner durante solenidade de entrega da pista da Stock Car
Foto: Manu Dias

  Será deflagrada a partir das 19h desta quinta-feira, 6, operação "Polícia Legal" (uma espécie de Operação Padrão) após assembleia em que policiais prometem cumprir à risca a Constituição. O governador Jaques Wagner disse agora a pouco no programa de Casemiro Neto, na TV Aratu, disse que não vai tolerar esse tipo de ação, está aberto ao diálogo como sempre esteve, e vai tratar a PM como corporação militar obedecendo os cânones regidos pelos militares.
 
   O governador comentou que o comandante da PM, coronel Nilton Mascarenhas, tem agido com lealdade a PM e tem tratado o tema dos reajustes salarias e outros dentro da competência do Estado. 

   De acordo com o que foi decidido na assembleia da Associação de Praças e Soldados da PM, a Constituição impede o uso de viaturas com irregularidades e atuação sem armamento apropriado e capacitação, entre outros ítens. A Constituição também determina que policiais militares não podem entrar em greve.


  Fábio Brito, presidente da Associação explica ainda que nenhum PM na Bahia fez curso para dirigir viatura de emergência, conforme determina o Código de Trânsito, por isso nenhuma viatura vai sair às ruas durante a operação. "O policiamento ostensivo e de rádio-patrulha está 100% prejudicado com a operação", afirma Brito.


   Ele também diz que apenas 15% dos coletes à prova de balas estão dentro do prazo de validade. A categoria, que conta com efetivo de 30 mil agentes, também reivindica o pagamento do salário de R$4 mil. Atualmente, eles recebem R$1,7 mil, de acordo com o diretor da Associação.

  Os policiais argumentam que o governo não quer negociar. 

Parte dos policiais que participaram da assembleia, liderados por Marcos Prisco, presidente da Associação de Praças e Soldados da PM, segue em passeata dos Dendezeiros até a Calçada.


   STOCK CAR

   Pela manhaã, o governador Jaques Wagner entregou o circuito do GP Bahia da Stock Car para a empresa organizadora do evento e anunciou que amanhã (7) participa do plantio de 1,5 mil mudas de espécies nativas, no Parque Metropolitano de Pituaçu, o que transforma a etapa baiana na primeira corrida verde em 30 anos de história da principal categoria do automobilismo nacional.


  O governador disse que vai plantar amanhã, às 8h30min, juntamente com mais 30 pilotos da categoria espécies nativas da Mata Atlântica como o ipê-amarelo, o pau-brasil e o vinhático. "O espaço é um dos raros e mais belos parques ecológicos brasileiros situados dentro da área urbana, totalizando 450 hectares de área preservada, onde já foi catalogada uma diversidade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, nada mais justo que descarbonizar o ambiente da corrida nesta bonita área de lazer da cidade", explicou o governador.


  A iniciativa do governo baiano pretende neutralizar e minimizar a emissão dos gases dos cerca de 20 mil litros de combustível durante a corrida, o que equivale a 45 toneladas de gás carbônico. É uma medida pioneira no setor público brasileiro que visa à recuperação de florestas e à descarbonização do meio ambiente através do programa Floresta Bahia Global.


  De acordo com as normas internacionais, cada hectare de floresta deve conter em média 1.660 árvores, o que equivale a um campo de futebol. Com base nessa proporção, é possível estimar o número de mudas a serem plantadas e cultivadas para atingir o grau de neutralização proposto.


  Também estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, o presidente da Vicar, Carlos Col, empresa promotora do evento, assim como os deputados  Zé Neto e Yulo Oiticica e os secretários de Turismo, Esporte e Justiça, Domingos Leonelli, Nilton Vasconcelos e Nelson Pelegrino.


  POLITICA

  O governador Jaques Wagner diferenciou agora há pouco, na entrega do circuito onde será disputada a prova da Stock Car, no próximo domingo, as ações administrativas das políticas. Havia um clima amistoso entre ele e o prefeito de Salvador, presente ao evento.

  "Estamos juntos na Stock Car e estaremos no Cirque du Soleil, no jogo da Seleção Brasileira, nas estapas dos campeonatos de surf e vôlei de praia, na Copa do Mundo...".