O primeiro evento aconteceu em Maracás, onde, a convite da Câmara Municipal, Souto fez uma palestra sobre ética na política. A principal mensagem deixada pelo ex-governador foi aos jovens. "Aqueles que querem ver o melhor para a sua cidade, seu estado e seu país, não podem se sentir desanimados com as adversidades e devem ingressar na política, que é a melhor maneira de mudar o mundo", disse.
Mas o momento de maior emoção aconteceu em Jequié, onde Souto foi o paraninfo da turma de Enfermagem da FTC. Souto foi convidado, ao lado do senador César Borges, que não pôde comparecer, pois a maioria dos 46 formandos só pôde cursar a faculdade, pois fora beneficiado com as bolsas de estudo do programa Faz Universitário, criado em 1999 pelo governo baiano.
"São momentos como esse que recompensam aquele que está na vida pública. Ver a alegria desses jovens e saber que o programa criado no governo César Borges e que tive a oportunidade de seguir e ampliar, trouxe a realização do sonho de tantos jovens e tantas famílias de Jequié e de muitos outros municípios baianos", declarou Souto, lamentando apenas que o programa foi totalmente esvaziado pelo atual governo - segundo informações dos próprios estudantes.