Política

SINDICALISTAS E FERROVIÁRIOS QUEREM DEVOLUÇÃO DOS TRENS A CBTU

vide
| 27/07/2009 às 22:20

   Representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias do Estado da Bahia (Sindiferro) estiveram na Tribuna Popular da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (27), para questionar novamente a administração do sistema ferroviário.

  Foi consenso entre os sindicalistas e os vereadores que se pronunciaram que a prefeitura deve devolver os trens de Salvador para a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).


    A falta de condições da prefeitura municipal de manter o sistema ferroviário foi destacada pelo coordenador do Sindiferro, Paulino Moura. "O prefeito tem que devolver os trens ao governo federal. Pelo andar da carruagem, a tendência é que a ferrovia acabe. São 20 mil pessoas gastando 1 hora para ir de Calçada a Paripe. Quem está perdendo é a população".


    A greve dos ferroviários completa, nesta segunda, o seu 27º dia. Apenas 30% da frota (1 trem) está funcionando, o que prejudica cerca de 20 mil passageiros diariamente. A categoria pede um aumento salarial de 12%, mas a empresa oferece apenas 5%.


    Para o vereador Paulo Câmara, a situação atual é o fruto de uma negociação mal feita pela prefeitura de Salvador. "Na época que assumiu a administração, o prefeito foi avisado que isso seria um verdadeiro tiro no pé. Agora temos que arranjar uma maneira de resolver o problema diminuindo o sofrimento da população e desta categoria de trabalhadores", declarou o tucano.


    Segundo o líder do PMDB, o vereador Pedrinho Pepê, "o prefeito não tem nenhum interesse de ficar com esse ‘bonde' na mão". O peemedebista também explicou que a despesa mensal de mais de R$ 1 milhão compromete demais os já minguados cofres da prefeitura. "Temos que arranjar um caminho para devolvermos a administração para as mãos do governo federal", opinou. (Marivaldo Filho, repórter)