Política

GOVERNADOR VAI A NOVA ITARANA E ENTREGA 200 CASAS E OUTRAS OBRAS

Vide
| 16/07/2009 às 18:38
A inauguração de 200 casas no próximo domingo (19) será a principal homenagem do Governo da Bahia ao aniversário de 47 anos do município de Nova Itarana (a 267 km de Salvador). O governador Jaques Wagner visita a cidade neste fim de semana e entrega para a população local obras de habitação no valor de R$ 1,7 milhão, além de duas (2) Unidades de Saúde da Família (USF) e um novo Centro Digital de Cidadania (CDC).


As casas foram construídas no Loteamento Santa Luzia, na zona rural de Nova Itarana. É uma iniciativa da parceria entre o Governo do Bahia e a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Carta de Crédito, que estabelece a utilização dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento da casa própria. As casas seguem um padrão: dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço.


Já as duas (2) unidades de saúde da família (USF) compõem um investimento de aproximadamente R$ 215 mil e vão beneficiar 7.762 pessoas. Cada USF têm uma estrutura padrão, que conta com hall de espera, administração, sala de reunião, farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

O governador também inaugura o novo Centro Digital de Cidadania que funcionará no Instituto Mauá. O CDC é devidamente climatizado e conta com 10 computadores ligados à internet banda larga e equipados com softwares livres, a exemplo de editor de texto, planilha eletrônica e gerenciador de e-mails, além de um servidor e uma impressora. O Governo da Bahia implantou 700 unidades de CDC em mais de 400 municípios baianos através do Programa Cidadania Digital e é a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil. A rede tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente esses serviços