3. Na nota, Sarney diz que vai enviar ofício conferindo "todos os poderes e outorgando as permissões previstas nas leis brasileira e de quaisquer países" ao procurador-geral para que se peçam informações sobre contas bancárias que o presidente do Senado tenha ou tenha tido no exterior.
4. Reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" publicada neste sábado (11) diz que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), teria a função de "presidente vitalício" e assumiria "responsabilidades financeiras" da fundação que leva o seu nome no Maranhão.
5. O órgão é suspeito de ter desviado verbas de patrocínio cultural da Petrobras para empresas fantasmas, mas nega as acusações. Em nota divulgada na quinta-feira (9), Sarney havia negado qualquer responsabilidade sobre a fundação, dizendo que é somente "presidente de honra" da entidade.
6. Segundo o "Estado", que se baseia no estatuto da entidade, o senador preside as reuniões do conselho curador e tem poder de veto sobre qualquer decisão tomada nas reuniões.
7. Fazem parte deste conselho, segundo "O Estado de S. Paulo", um filho de Sarney (Fernando), um irmão (Ronald), o marido da governadora do Maranhão Roseana Sarney (Jorge Murad), o ex-ministro da Justiça de Sarney, Saulo Ramos, e o empresário Miguel Ethel, presidente da Caixa Econômica Federal durante o período em que o senador ocupou a Presidência da República.
8. Pelo visto, pois; pois são duas "Casas de Horrores".
9. Antonio Imbassahy e Paulo Souto, seguem com a agenda de viagens pelo interior. Neste domingo (12) eles se encontram com lideranças em Canavieiras. Na sexta-feira (10) já tinham percorrido outras três cidades (Casa Nova, Paulo Afonso e Juazeiro), pregando a unidade da oposição e a importância de eleger tanto o presidente da República quanto o governador, em 2010.
9. "Os convites para esses encontros tem partido das próprias lideranças municipais, que demonstram interesse em contribuir para o sucesso do nosso projeto político, facilitando os entendimentos nas diversas regiões do Estado", diz Imbassahy.
10. A Executiva Nacional do PV teunida em Brasília, por consenso, tomou diversas decisões que deverão nortear a atuação nacional do PV nos próximos dois anos. 1 - Candidatura própria à presidência. O PV não apoiará nem o governador José Serra (PSDB) nem a ministra Dilma Rouseff (PT) no primeiro turno das eleições de 2010.
11. A decisão é lançar uma candidatura verde que expresse claramente nossa visão, que não são contempladas por nenhuma das duas alas da social-democracia desenvolvimentista que se alternam no governo do Brasil, cada uma delas aliadas, a seu tempo, com setores atrasados da política e da sociedade brasileira.
12. Há vários nomes disponíveis e essa questão deverá ser equacionada até final de agosto. Há, nesse momento, uma clara e consensual preferência pela ex-ministra e senadora Marina Silva, caso ela se disponha ao desafio.
13. Diz-se que a ex-ministra Marina Silva tem juizo. E muito pra entrar numa "gelada" dessas.
14. Pequenas cobranças turísticas: quando a então secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoolezza Rice, esteve em Salvador, falou-se que ela ajudaria a Bahia no esforço do turismo étnico e reforçaria a proposta de construir a ponte turistas negros e a capital baiana.
15. Desde a ascensão de Barack Obama na presidência dos EUA, a nova secretária de Estado é Hillary Clinton. A pergunta é a seguinte: o assunto do turismo étnico morreu e vai para os anais da história com a saída de Rice ou ainda tem alguma esperança?
16. A outra questão está relacionada com a viagem do governador a Venezuela, recentemente. Diovulgou-se, na época, que, entre outras ações, estaria em curso um vôo internacional Salvador-Caracas para incentivar o turismo entre os dois país. Então, ainda está de pé esse vôo?
17. A proposta do vereador Gilberto José de transformar o antigo Salvador Praia Hotel num hospital não tem cabimento para setores do trade turístico. Já imaginaram um equipamento dessa natureza em área turística? Não dá...não dá...
18. Fundada em 1976, a Federação Baiana de Surf (FBS) deve finalmente ser reconhecida como entidade de utilidade pública municipal, o que lhe dará condições de conseguir benefícios fiscais e firmar convênios com órgãos oficiais.
19. Projeto nesse sentido foi apresentado na Câmara de Salvador pelo vereador Paulo Magalhães Jr. (DEM), que tem o surf como um dos seus hobbies.
20. Ele justificou a iniciativa pelas atividades da FBS voltadas para o desenvolvimento da prática do esporte na cidade, berço de atletas vencedores. O presidente da entidade, Adalvo Argolo, disse que o título de utilidade pública era uma das prioridades de sua gestão.
21. "A galera do surf agradece ao vereador pela sensibilidade e promete retribuir com mais títulos para a Bahia", declarou.
32. O colegiado será formado pelos vereadores Paulo Câmara (PSDB), corregedor da Casa; Vânia Galvão (PT) - 2ª secretária da Mesa; TC Mustafa (PTdoB); Orlando Palhinha (PSB); e Paulo Magalhães (DEM) - 1º vice-presidente da Casa. O caso está sendo apurado pela 1ª Delegacia de Polícia (Complexo dos Barris).
45. O curso, com duração de quatro anos, será ministrado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação/Secretaria Estadual da Educação para o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e Médio (Pró-licenciatura).
46. As inscrições (gratuitas) serão feitas exclusivamente pela internet (http://www.uesc.br/). As vagas estão distribuídas pelos polos de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Jacobina.
47. Esses polos integram também os municípios de Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Jequié, Itapetinga, Brumado, Caetité, Feira de Santana, Valença, Itaberaba, Amargosa, Cruz das Almas, Serrinha, Piritiba, Irecê e Senhor do Bonfim. O Edital Uesc 084 está em http://www.uesc.br/