Política

CONGRESSO MUNICIPAL ELEGE NOVA EXECUTIVA PSB EM SALVADOR COM CELSINHO

Aconteceu neste sábado, 11
| 11/07/2009 às 19:20
A deputada Lídice da Mata constroi as bases de sua candidatura ao Senado
Foto: Divulgação

 Com espírito de unidade e de reconstrução os socialistas de Salvador realizaram na manhã de hoje (11) no Colégio das Mercês o Congresso Municipal que elegeu a nova Executiva, que passa a ser presidida por Celsinho Cotrim. Na abertura do evento os socialistas fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-deputado, Mário Lima,  que morreu  ontem devido a complicações de um AVC.


A eleição  transcorreu em clima de tranqüilidade. O Congresso reuniu as principais lideranças do PSB, como o vice-presidente nacional do partido, ex-deputado  Roberto Amaral, a presidente do da Executiva Estadual, deputada Lídice da Mata; o secretário de Turismo Domingos Leonelli, o deputado Capitão Tadeu, o ex-deputado Sérgio Gaudenzi, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso e os vereadores de Salvador, Orlando Palhinha e Lau.


 A deputada Lídice da Mata fez uma retrospectiva dos posicionamentos políticos do partido nos últimos meses, desde a decisão de deixar a base aliada do governo João Henrique, às reações que se sucederam a esse fato por um grupo minoritário de integrantes da legenda, até a decisão de renúncia  da Executiva Municipal "Cumprimos o que diz Estatuto Partidário, a maioria decidiu em um movimento legítimo deixar vago os cargos da Executiva de Salvador, sendo necessário estabelecimento de uma comissão provisória, que reestruturou o partido e implantou 20 zonais para reforçar os laços com a militância", declarou.


UNIÃO E TRANSPARÊNCIA

 O presidente eleito Celsinho Cotrim, assinalou que o PSB de Salvador vive um novo momento e conclamou a militância a viver um "tempo de união, transparência e de entusiasmo". Reafirmou os ideais socialistas como base para a construção de um partido forte e mais uma vez manifestou a desejo dos socialistas pela candidatura da deputada Lídice da Mata ao Senado.


 O vice-presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores de Salvador, Paulo Mota, também defendeu o nome da deputada  para integrar a chapa do governador Jaques Wagner. "Não tenho dúvida que o PT irá retribuir a companheira Lídice ajudando a eleger a primeira mulher senadora da Bahia", garantiu. Nos últimos dias outro dirigente petista, Ivan Alex manifestou apoio ao nome da socialista, entendendo ser fundamental o cumprimento do acordo firmado.


 Contente com a demonstração de força do PSB de Salvador, durante o Congresso, o vice-presidente da Executiva  Nacional, ex-deputado Roberto Amaral, lembrou o político baiano João Mangabeira, fundador do partido, como um exemplo de homem público. De forma enfática defendeu a bandeira socialista e disse que a crise financeira que o mundo atravessa simboliza a falência do sistema econômico capitalista. Também relembrou os valores socialistas e pregou a moralidade pública e o interesse pelo bem comum durante o exercício de cargos públicos.


Dirigentes do PV, Jair Gomes e do PCdoB, Wesley Moreira também prestigiaram o evento e consideram fundamental o fortalecimento da esquerda baiana, como forma de assegurar a reeleição de Wagner. O delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz, também esteve no Congresso para cumprimentar a deputada Lídice da Mata. O delegado ganhou visibilidade nacional após comandar as investigações da Operação Satiagraha, para apurar crimes envolvendo o banqueiro Daniel Dantas, e deve se candidatar a deputado federal.