Política

CÂMARA DE SALVADOR INAUGURA CENTRO DE CIDADANIA DIGITAL NESTA SEXTA

Aconteceu nesta sexta-feira, 10/7
| 10/07/2009 às 21:15

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches (PMDB), inaugurou nesta sexta-feira (dia 10 de Julho) o Centro Digital de Cidadania no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador. Estiveram presentes ao evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, Ildes Ferreira, e os vereadores Orlando Palhinha (PSB) e a Marta Rodrigues (PT), que descerraram a fita inaugural.


"Estamos empenhados em incluir digitalmente cada vez mais baianos. Hoje, usar computadores é tão importante quanto saber ler e escrever. Não queremos apenas máquinas, esse espaço que está sendo inaugurado hoje, foi construído para que as pessoas sejam efetivamente atores do processo. É com imensa satisfação que o governo do Estado participa desse projeto juntamente com a Câmara Municipal de Salvador. Esse é um instrumento de presente e de futuro", destacou o secretário Ildes Ferreira.


O presidente Alan Sanches, lembrou que o papel da Câmara é participar ativamente da inclusão do cidadão soteropolitano. "Quando assumimos a presidência da Casa, já existia o processo do convênio para a criação do Centro Digital de Cidadania. O que nós fizemos foi reativar as ligações entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado e a Câmara Municipal, para não deixar parada essa oportunidade de incluir digitalmente centenas de pessoas, por conta da burocracia e desinteresse. O nosso compromisso é com o povo de Salvador", declarou. E agradeceu ao governo do Estado pela parceria.


Para o vereador Orlando Palhinha (PSB), a inauguração desse espaço pode ser um pequeno passo para as pessoas que fazem parte do mundo digital, que estão incluídas na sociedade, mas é um inquestionável avanço para os milhares de homens e mulheres excluídos, que nunca tiveram acesso a um computador.
 
"Eu que cresci no subúrbio sei o que representa uma oportunidade. Essa pode ser a chance para homens e mulheres, meninos e meninas do subúrbio, que nunca sentaram na frente de um computador. Eu nunca deixei uma oportunidade escapar, e sei que o povo do subúrbio, esquecido, com certeza vai saber aproveitar cada minuto disponível na frente de uma dessas máquinas", declarou o vereador Palhinha.


As máquinas
 

O CDC instalado no Centro Cultural da Câmara está equipado com 10 computadores conectados à internet. A plataforma escolhida é a Linux, que é aberta, diferente de outras plataformas que para serem utilizadas cobram somas elevadas para o registro. Isso permite que o centro torne-se uma ação viável, com menor custo de implantação.


Pessoas com necessidades especiais 

O CDC também está equipado com um lugar para pessoas com necessidades especiais. Segundo Rafael Ferreira, gestor do CDC, uma máquina foi adaptada para ser utilizada por cadeirantes. "Nós temos uma mesa especial para cadeirantes, aparelhos que auxiliam na digitação de paraplégicos e no futuro estaremos disponibilizando uma máquina para pessoas com deficiência visual", informou Ferreira.