Mesmo tendo que se esquivar diversas vezes dos copos e garrafas plásticas, pilhas, ovos, panfletos, sem contar as vaias e o episódio da agressão dos seguranças da prefeitura aos servidores municipais, o prefeito João Henrique (PMDB), em entrevista ao Bahia Já, afirmou que neste 2 de julho, só viu alegria durante todo o percurso.
"Estou muito feliz e muito orgulhoso nessa data tão especial para o nosso Estado que é o único que comemora separadamente a independência. Durante a caminhada, só vi alegria e uma grande receptividade nas ruas", declarou o prefeito, obrigado a interromper a entrevista por causa das vaias.
O trajeto de João Henrique, pode ser dividido em antes e depois do Colégio Nossa Senhora da Soledade. Antes, teve que guerrear e escapar dos servidores que atiraram tudo que viam pela frente contra o prefeito. Depois, a situação ficou bem mais calma apenas com vaias esporádicas que eram respondidas com sorriso pelo prefeito.
Se a popularidade do prefeito anda desgastada menos de um ano após a reeleição, o mesmo não se pode dizer da notoriedade do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). Aplaudido em todos os momentos, o ministro, sempre ao lado do prefeito, teve que aguentar as confusões causadas pela irritação da população com o chefe do Executivo.
"Antes ele não tivesse vindo como ele estava pretendo fazer. Era melhor ele ter se escondido. Veio e passou vergonha porque a população deu a resposta que ele merecia", afirmou a dona de casa, Márcia Nogueira.
Ao ser questionado sobre a insatisfação dos trabalhadores municipais, o prefeito foi enfático. "Dei 36,6% de aumento aos servidores. Nunca eles foram tão bem tratados. Melhor que João Henrique para os servidores apenas, meu pai, João Durval", contestou. (Marivaldo Filho, repórter)