O prefeito João Henrique participou ontem (30) do encontro promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos de Capitais, em Brasília, que contou com a participação dos 12 prefeitos das cidades brasileiras que serão subsedes da Copa de Futebol de 2014.
João Henrique levantou uma questão que norteou os debates ao longo da reunião - a matriz de responsabilidades pertinentes a cada uma das três esferas do poder público: a Prefeitura, o Estado e a União, em relação aos preparativos para a Copa de 2014.
João também destacou a necessidade de que sejam detalhadas as ações e iniciativas que deverão ser desenvolvidas em parceria pelos diversos níveis do poder público.
Os demais prefeitos que sediarão o maior evento de futebol do planeta fizeram coro com o prefeito de Salvador, demonstrando igual preocupação junto aos ministros das Cidades, Márcio Fortes, e dos Esportes, Orlando Silva, que também participaram da reunião, além do presidente da FNPC, João Coser.
CADA GESTOR
O ministro Orlando Silva assegurou que o presidente Lula irá convocar, nos próximos 20 dias, um encontro com os governadores e prefeitos de estados e capitais onde a Copa será realizada para que seja elaborado um documento definindo, de forma clara e objetiva, as responsabilidades de cada gestor na organização dos preparativos para a Copa.
Tal medida também assegurará que as ações voltadas para o evento sejam realizadas de forma integrada e harmoniosa entre as esferas de poder, evitando-se, inclusive, a superposição de tarefas.
Tanto o prefeito João Henrique quanto os demais prefeitos saíram da reunião convencidos e otimistas quanto ao êxito da Copa de Futebol no Brasil. "Saio desta reunião ainda mais otimista, convencido do sucesso da Copa de 2014", afirmou João.
O prefeito de Salvador defendeu a integração e a harmonia entre o Estado e a Prefeitura de Salvador nas discussões de todos os temas pertinentes à Copa. O objetivo do prefeito é atuar de forma articulada com o Governo do Estado para evitar superposição de ações e potencializar resultados.