Neste final de semana, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, esteve em Bom Jesus da Lapa para vistoriar obras na região sendo recebido pelo prefeito do município e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Roberto Maia, além de diversos prefeitos e lideranças da região.
Do aeroporto, Geddel e sua comitiva seguiram para o encontro com o novo bispo da diocese de Bom Jesus, Dom César Teixeira, que foi informado pelo ministro que a verba de R$ 367 mil para realizar as obras no morro e na Esplanada dos Romeiros, reivindicação antiga da diocese, já foi liberada pelo Ministério da Integração Nacional, tendo o ministro, na oportunidade, determinado ao superintendente regional da Codevasf, Dr. Calmito Fagundes, celeridade no processo de início dos serviços.
Depois do encontro com o bispo, o ministro seguiu para o Cenfor (Centro de Formação de Estudos Acadêmicos) onde participou de uma entrevista coletiva com a imprensa local e da região, na qual o ministro teve a oportunidade de prestar contas das ações do Ministério da Integração Nacional na Bahia, mostrando a importância da pasta para a geração de empregos através das diversas obras tocadas pela Codevasf, DNOCS e pelas prefeituras dos municípios baianos via convênios com o Ministério.
CONHECER PROBLEMAS
À noite, o ministro Geddel compareceu a um jantar oferecido pelo deputado Arthur Maia, que em discurso saudou o ministro como futuro Governador da Bahia, destacando em sua fala " que o Estado precisa de um representante que conheça a fundo os nossos problemas, pois só assim terá condição de solucioná-los".
"Queremos apoiar alguém que não só prometa, mas que realize . Por isso, a nossa opção pelo nome de Geddel", disse o prefeito Roberto Maia (PMDB), seguido pela candidata a deputada estadual Ivana Bastos, também do PMDB, que afirmou " que a Bahia tem pressa na resolução dos problemas, daí, a importância de todos unirem força para eleger Geddel governador em 2010".
Geddel agradeceu a todos a confiança nele depositada e, referindo-se aos encontros regionais do PMDB, afirmou que está ouvindo as bases do partido e que todos podem estar certos de que ele irá seguir o caminho que o partido determinar.
Após o jantar, Geddel e comitiva seguiram juntamente com o prefeito de Bom Jesus e lideranças da região para a Praça Santa Luzia (centro da cidade), onde acompanhou a abertura dos festejos de São Pedro. Geddel, subiu ao palco, onde foi saudado pela multidão, porém preferiu não discursar para o povo, declarando que não era hora de se fazer política e sim de festejar.
O ministro não perdeu a oportunidade de pedir ao cantor Targino Gondim, uma das atrações da festa, que tocasse seu grande sucesso "Esperando na Janela". Targino atendeu e o ministro acabou ensaiando alguns passos de forró, sendo aplaudido pela população.
Cem casas construídas em Sítio do Mato
No sábado (27), o ministro, acompanhado do deputado Arthur Maia e do superintendente da Codevasf , Calmito Fagundes, visitou o povoado de Gameleira da Lapa, no município de Sítio do Mato, sendo recebido com entusiasmo pelos moradores da localidade. Lá, Geddel inspecionou o andamento da construção de 100 casas para famílias que ficaram desabrigadas pelas fortes chuvas que caíram na região do Rio São Francisco.
No loteamento está sendo implantada a infra-estrutura de saneamento básico, redes de energia elétrica e de água, construídos através de convênio entre o Ministério da Integração Nacional e a Codevasf. Orçada em R$ 2,6 milhões, a obra tem a entrega prevista para novembro deste ano. Na oportunidade, Geddel garantiu o início da construção do cais do povoado, reivindicação dos moradores, num prazo de 60 di
Das 100 casas que serão entregues aos moradores do povoado, 20 já estão prontas. As moradias tem 300 m2 de área, possibilitando ao morador a sua ampliação. Durante a visita, Geddel foi acompanhado pelo prefeito Denílson e pelo ex-prefeito Dionísio.
Neste domingo (28), o ministro visita o município de América Dourada, onde inspeciona obras do Ministério da Integração, e participa de inauguração de uma praça na cidade.