Política

III PRÊMIO CIDADÃO VOLUNTÁRIO SERÁ REALIZADO NA CÂMARA NA SEGUNDA, 29

vide
| 26/06/2009 às 18:09

O III Prêmio Cidadão Voluntário - Santa Casa de Misericórdia da Bahia será realizado nesta segunda-feira, 29, às 19 horas, no Plenário Cosme de Farias. Instituído e promovido pela Câmara Municipal de Salvador, o evento tem como objetivo homenagear os cidadãos que se destacam por realizar ações voluntárias com fins culturais, cívicos, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social em Salvador.


A sessão solene será dirigida pelo vereador Téo Senna (PTC), autor do projeto de resolução que idealizou a premiação, aprovado em 2005. "Em sua terceira edição, o prêmio cumpre sua função de incentivo à população da nossa cidade para o exercício da prática de atos voluntários em benefício do próximo, principalmente de pessoas carentes", avalia o vereador.

Segundo ele, em Salvador ainda é reduzido o número de pessoas dispostas a prestar serviços voluntários: "Estamos tentando diminuir o sentimento de desencanto com o espírito humanitário e também comunitário, voltando-se de maneira mais positiva para as ações de solidariedade", defende.


Homenageados


Para a escolha das personalidades a serem homenageadas é formada uma comissão composta por representantes da Santa Casa de Misericórdia, da Câmara Municipal, do setor privado, da sociedade civil organizada e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).


Este ano a comissão indicou para a premiação Divaldo Franco, presidente e fundador da Mansão do Caminho; Roberto Sá Menezes, presidente e fundador do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC); Nair Spinelli Lauria, fundadora e presidente da Associação Sons do Bem; Rosenilde Prexedes Teixeira, vice-presidente do Centro de Integração Familiar (Ceifar); Virgínia Garcez, presidente da Unipaz; Janaina de Oliveira Fonseca Garcia, coordenadora de Trabalho Infanto-Juvenil da Igreja Universal (EBI); Romilza Medrado, presidente do núcleo Assistencial da Pessoa com Câncer; e Adilson Guedes Pereira, presidente da associação Santa Beatriz - Creche Escola da Fraternidade.


Nome do prêmio


O nome do prêmio é uma referência à Santa Casa de Misericórdia da Bahia, primeira instituição de caridade deste município, que foi idealizada e inaugurada por Thomé de Souza juntamente com a Câmara Municipal no ano de 1549.