Política

GOVERNADOR VAI A TABOCAS DO VELHO INAUGURAR CASAS E PSF

vide
| 25/06/2009 às 20:08
Nesta sexta-feira (26), às 13h, em passagem pelo o oeste baiano que começa pela cidade de Santa Maria da Vitória, o governador Jaques Wagner inaugura a melhoria de mais 60 casas e a entrega quatro Postos de Saúde da Família (PSF) no município de Tabocas do Brejo Velho, num investimento de meio milhão de reais. Com as novas unidades e outras em curso, a Bahia contará com 400 unidades de Saúde da Família até 2010, beneficiando mais de 1,4 milhão pessoas.


Os povoados de Mariquita, Cabiceirinha, Vereda e Taboquinha serão contemplados com unidades de saúde equipadas por sala de espera, esterilização, coleta, reunião, curativos/sutura, farmácia, imunização, consultório de enfermagem, médico, odontológico, depósito de material de limpeza (DML), SAME, copa e sanitários. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. As unidades beneficiarão 12.619 habitantes.


A iniciativa compõe o Projeto Saúde Bahia, que envolve financiamento da Secretaria da Saúde (SESAB) e do Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O objetivo é auxiliar uma rede de ações e serviços que devem estar na comunidade, mais próximo à residência, acolhendo as necessidades da população e facilitando o acesso aos serviços de saúde, podendo resolver até 85% dos casos.


Sanitários domiciliares


Após a realização de melhorias habitacionais em 60 casas, o governador Jaques Wagner também entrega em Tabocas do Brejo Velho, a obra que reformou e incluiu em cada domicílio, um sanitário. A intervenção faz parte do Programa Água para Todos, que vai investir R$ 2,1 bilhões até 2010. O objetivo é garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade, beneficiando 3,5 milhões de baianos.


Até agora, o Água para Todos já aplicou mais de R$ 391 milhões em obras distribuídas nos diversos territórios do estado, beneficiando 375 municípios e atingindo mais de 1,9 milhão de pessoas.