À frente da pauta de votações, o Projeto de Decreto Legislativo 05/09, que trata do parecer prévio do Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre as contas da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Salvador no exercício de 2006, será votado pelos vereadores na sessão ordinária do dia 17 deste mês, quarta-feira.
O parecer do TCM sugere a rejeição das contas, pois entende como inconstitucional a verba indenizatória, que já foi suspensa no início deste ano. A decisão por votar as contas foi deferida na reunião das lideranças partidárias da casa, realizada na tarde desta terça-feira, 9.
Uma celebração eucarística na Praça Municipal, nesta quinta-feira, dia 11, a partir das 8 horas, marcará a abertura da festa religiosa de Corpus Christi. A Câmara de Salvador - representada pelo presidente, vereador Alan Sanches (PMDB), e por outros integrantes da Casa - mais uma vez se juntará à Arquidiocese de São Salvador da Bahia e aos fiéis, participando da missa solene e procissão pelas ruas do centro da cidade.
Para o vereador Joceval Rodrigues (PPS), os aspectos históricos e religiosos são pilares que fortalecem a cada ano a festa de Corpus Christi. A Igreja, lembra o vereador, nasce da eucaristia e vive da eucaristia, e assim Corpus Christi é o centro de toda a vida cristã. "Alimentar-se de Cristo Jesus é justamente a fortaleza para vencermos não só as dificuldades desta vida, mas para nos prepararmos para o banquete eterno", acrescenta.
A presença da Câmara nos festejos religiosos da cidade tem como referencial histórico a tradição cristã vinda com os portugueses. O dia marca a instituição da eucaristia, que aconteceu numa quinta-feira santa, que data o episódio da última ceia. Esta foi a primeira festa religiosa de Salvador, acontecendo pela primeira vez em 13 de junho de 1549, no ano de fundação da cidade.
Programação
A partir das 8 horas - missa campal, na Praça Municipal, em frente à prefeitura.
A partir das 9 horas - início da procissão, seguindo pela Rua Chile, Carlos Gomes, Casa da Itália, Avenida Sete de Setembro, Rua Chile e Praça Municipal, onde se dará a solene bênção do Santíssimo Sacramento.