Política

DEPUTADO DANIEL ALMEIDA QUER ISENÇÃO DE IPI SOBRE BICICLETAS E PEÇAS

vide
| 03/06/2009 às 11:03
Tramita na Câmara, projeto de autoria do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) que concede isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) incidente sobre bicicletas e peças. O projeto foi protocolado na semana passada.

Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto não só democratizar o acesso a esse meio de transporte, como também estimular um meio econômico, eficaz e não poluente.

Atualmente, 7,4% dos deslocamentos no País são feitos de bicicleta, segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Esse percentual equivale a 15 milhões de viagens diárias. Essa desoneração tributária proposta pelo deputado Daniel Almeida poderá significar a redução de quase 20% do preço final da bicicleta.

O Brasil é o terceiro maior pólo de produção desse transporte hoje no mundo. Só perde para a China e Índia. "IPI zero para as bicicletas significa mais trabalhadores, estudantes e esportivas com acesso facilitado a um equipamento que preserva o meio ambiente, pois não polui", justifica o deputado Daniel. "É um meio de transporte rápido para distâncias curtas, além de ser um importante instrumento de lazer e de práticas esportivas", afirmou.

O parlamentar reforça ainda a necessidade da redução, tendo em vista que as bicicletas são um eficiente e bastante utilizado meio de transporte nas cidades do interior baiano. "Incentivar o uso de bicicletas contribui também para a melhoria da saúde da nossa população", destacou o deputado.

A proposta segue o mesmo modelo do PL de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que tramita no Senado. Segundo o senador o IPI zero para bicicletas vai movimentar a atividade econômica do país, aumentando o número de empregos e do consumo de outros setores. "É um projeto que vai ajudar ao Brasil enfrentar a crise econômica, a exemplo do que fez o Presidente Lula quando baixou o IPI de carros, caminhões e de eletrodomésticos (a chamada linha branca)", afirmou.