Política

VEREADOR JOCEVAL ESCLARECE QUE ÁREA DO MARISTA DEVE SER PRESERVADA

Vide
| 27/05/2009 às 13:13
Mensagem: 

Estranhamos que este site tenha publicado uma matéria indicando que foi dado um parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), especialmente do vereador Alfredo Mangueira relativo à utilidade pública do Colégio Nossa Senhora da Vitória.
 
O motivo é que ainda não foi emitido nenhum parecer. O Vereador e a Comissão mostraram-se interessados e empenhados no projeto. Especialmente, por atingir diretamente duas importantes questões de nossa cidade: a educação e o patrimônio histórico. Sem citar os outros inúmeros benefícios para a população local.

Trata-se de uma oportunidade ímpar para a educação de Salvador. No local, será instalada uma Reitoria em um prédio de boas condições físicas e condignas às suas funções. Tal aquisição expandirá em cerca de 3.600 o número de novas vagas no ensino público federal e ainda o espaço destinado às atividades de pesquisa e extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Instituto Federal da Bahia - IF Bahia), que atualmente se encontram estranguladas no Campus Salvador, sito no Barbalho.

O Colégio Nossa Senhora da Vitória não perdeu suas características arquitetônicas, possuindo destacado valor histórico-cultural, bem como ecológico, em razão das diversas árvores centenárias integradas ao seu espaço. O prédio está situado em região central da cidade, circundado por outros imóveis com características arquitetônicas marcantes.
 
Muitos deles pertencem ao Patrimônio da União, abrigando unidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como as Faculdades: de Belas Artes, Dança, Enfermagem, Música, Nutrição, Odontologia, Teatro, além da própria Reitoria da UFBA. Sua localização privilegiada favorecerá o acesso aos servidores e estudantes, estes últimos beneficiados, em grande número, por programas institucionais de assistência.

Desta forma, fica patenteada a vocação desse logradouro para a Educação, não havendo, com a instalação do IF Bahia, alteração da ocupação do uso do solo. (Assessoria de Imprensa do vereador Joceval Rodrigues)