Deputados federais e estaduais, vereadores e líderes do Partido da República (PR) firmaram apoio ao presidente, César Borges, para as eleições majoritárias de 2010, e decidiram unir forças para reeleger os deputados estaduais e federais do partido, em reunião da bancada realizada sábado na sede do partido. Para o líder do PR na Assembléia, o deputado estadual Pedro Alcântara, o apoio a César Borges é consenso no partido.
"Eu penso que o apoio ao senador César Borges é hoje um ponto unânime no PR. O partido precisa cada vez mais se fortalecer e buscar uma unidade. Precisamos agora é definir a questão das proporcionais", afirmou o parlamentar. Outro foco importante da reunião foi a necessidade de ampliação do número de candidatos pela legenda do PR e também das filiações.
O presidente regional do PR, senador César Borges, ouviu os parlamentares do partido e disse que os republicanos demonstraram disposição para tomar uma posição única para 2010, unindo a disputa majoritária com a proporcional na mesma coligação. César Borges ouviu os parlamentares do PR em reunião pela manhã, na sede do partido, com a presença de deputados federais, estaduais e vereadores.
TODOS PRESENTES
Todos os parlamentares do partido estiveram presentes na reunião e garantiram empenho para o encontro estadual do PR, que deve acontecer no início de junho, com a presença do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Participaram da reunião os deputados federais José Rocha, Marcio Marinho, Tonha Magalhães, José Carlos Araújo, João Bacelar e Maurício Trindade, os deputados estaduais Gilberto Brito, Pedro Alcântara, Ivo Assis, Sandro Régis, Ângelo Coronel e Elmar Nascimento, além dos vereadores Isnard Araújo e Léo Kret.
O antecessor de Alcântara na liderança, o deputado estadual Elmar Nascimento, acredita que o encontro estadual será um instrumento importante na promoção da unidade partidária. "Precisamos mostrar tudo o que o partido tem feito. Existem muitas obras significativas que a população não sabe que é de autoria do PR".
Participaram da reunião os deputados federais José Rocha, Marcio Marinho, Antonia Magalhães, José Carlos Araújo, João Bacelar e Maurício Trindade, e os deputados estaduais Gilberto Brito, Pedro Alcântara, Ivo Assis, Sandro Régis, Ângelo Coronel e Elmar Nascimento.
QUESTÕES PARTIDÁRIAS
O deputado Márcio Marinho afirmou que o senador César Borges "tem a virtude de olhar sempre além das questões partidárias, visando sempre o bem da Bahia. Foi assim quando era governador. É assim no Senado, onde tem garantido os interesses do Estado, o interesse do povo baiano. Sinto-me muito bem representado tendo César Borges no senado e na presidência do nosso partido".
O deputado federal João Bacelar ressaltou o fato de o senador tomar a iniciativa de debater com os deputados o futuro do partido como uma iniciativa positiva. "Esse encontro será um fator balizador para no futuro o partido sair forte e definido, não só para eleições proporcionais como a majoritária.", destacou.
A proposta de mobilização apresentada pelo deputado federal José Rocha para o Encontro Estadual do PR Bahia, que ocorrerá em junho com a presença do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, foi bem recebida. "Vamos trazer novos filiado, e mostrar à população o que o nosso partido tem feito a frente no Ministério dos Transportes com ferrovias, rodovias e hidrovias", destacou o deputado federal Maurício Trindade.