A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia ( AMURC), vem desenvolvendo um papel importante nesta luta dos municípios nas questões que envolvem a queda na arrecadação e a renegociação da divida junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), uma luta que foi travada desde o inicio da gestão de Moacyr Leite, na presidência, com várias reuniões realizadas em Salvador e Brasília, na defesa dos Municípios.
Neste Sábado (18), a AMURC, provocou um encontro com o governador Jaques Wagner, em Itabuna, para tratar entre outras coisas do problema de arrecadação que atingiu os prefeitos neste inicio de governo. Para Moacyr Leite, o momento é de aglutinar forças em torno destas questões e fortalecer os municípios associados.
A AMURC, tem buscado o fortalecimento da entidade, com a realização de eventos como o que aconteceu nos dias 30 e 31 de março, onde buscou preparar prefeitos e secretários no encontro sobre Gestão Eficiente das Cidades, que contou com grande número de participantes, numa demonstração de que a entidade também tem preocupação com a transparência, prova disso, é a realização nos dis 19 e 20 de maio próximo, de um curso sobre Contratos e Licitações.
Encontros com a direção da Uniao dos Municipios da Bahia (UPB) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), tem sido motivo de várias reuniões para discutir os problemas que envolvem os municípios da região entre elas a regularização dos vôos no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus.