Política

VEREADOR ALCINDO COBRA PAGAMENTO DA URV A SERVIDORES DA CAMARA

Vide
| 27/03/2009 às 08:34

Antiga reivindicação dos servidores da Câmara Municipal de Salvador, o pagamento das diferenças da URV foi defendido em plenário pelo vereador Alcindo Anunciação (PSL). Em pronunciamento na sessão de quarta-feira, 25, o vereador fez um apelo à Mesa Diretora da casa para que efetue o pagamento da diferença, cuja legalidade já foi reconhecida nacionalmente através de sentença do Supremo Tribunal Federal.


Alcindo esclareceu que no ano de 1994, quando o Governo Federal instituiu a URV (Unidade Real de Valor) como moeda transitória entre o Cruzeiro Real para o Real, o salário dos servidores públicos de todo o país foi convertido de forma equivocada, gerando um decréscimo de 11,98% no seu valor de compra. Desde então, os funcionários, a cada mês e a cada reajuste, vêm acumulando perdas que foram questionadas judicialmente.


"Apenas para mencionar a Bahia, já foram pagas de forma amigável as diferenças da URV pelo Ministério Público, pelos Tribunais de Conta do Estado e do Município, pelo Judiciário e pelo Legislativo Estadual, a Assembléia Legislativa", citou Alcindo. Ele fez um apelo à Mesa Diretora para que esta siga os demais órgãos públicos e entre em acordo com os servidores amigavelmente, se antecipando à resposta da Justiça quanto à questão na casa.


O presidente da Ascam (Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Salvador), Guilherme Santiago, acompanhou o pronunciamento do vereador.