Audiências públicas, sessões especiais e encontros farão parte da agenda da Comissão de Promoção da Igualdade. Na reunião realizada ontem, presidida pelo deputado Bira Corôa (PT), foi aprovada uma pauta de atividades para o ano.
"É importante que os membros desse colegiado tenham conhecimento sobre os temas a serem debatidos para que possam atuar melhor no comprimento da sua missão, que é fiscalizar, opinar e debater as diversas questões atinentes a esta comissão", ressaltou o presidente.
Já para o deputado Álvaro Gomes (PCdoB), a proposta de uma pauta é importante para que se possa discutir um planejamento com propostas interessantes e assim retomar, com força, o trabalho da comissão.
Entre as atividades da colegiado estão: cinco sessões especiais, 19 audiências públicas e um Encontro Estadual das Culturas Populares. Nas sessões especiais serão debatidos temas como: capoeira, Dia da África, Dia da Consciência Negra, Dia do Samba e 20 anos do Ibama.
Entre as audiências públicas destaca-se a que terá como tema "Revelando Comunidades Afrodescendentes no Interior da Bahia", que tem por finalidade mostrar para a população negra o conjunto de benefícios que existe voltado para ela. Além disso, 19 municípios onde predomina a população negra da Bahia serão visitados por pessoas capacitadas que irão informar as comunidades sobre esses benefícios e como eles funcionam. Os municípios a serem visitados são: Governador Mangabeira, Lauro de Freitas, Camaçarí, Candeias, Cruz das Almas, Cachoeira, Maragogipe, Vera Cruz, Nova Ibiá, Santo Amaro, Candeal, Tanquinho, Antônio Cardoso, Irará, Serrinha, Feira de Santana, Valente e Biritinga.
O I Encontro Estadual das Culturas Populares visa a mobilizar grupos de culturas populares para que estes possam ter um espaço para articular e debater suas ações e assim dialogar com o Estado sobre uma agenda política deles.
De acordo com Bira Corôa, a agenda deste ano da Comissão foi aprovada, mas as datas e os locais das atividades a serem realizadas ainda não foram definidos e serão discutidos nas próximas reuniões.