Vide
O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR), Fábio Souto (DEM/BA) disse, hoje, durante reunião ordinária, que a ajuda financeira do governo federal para os frigoríficos em dificuldades deve estar vinculada à quitação dos seus débitos junto aos produtores.
"É preciso garantias que a liberação dos recursos financeiros oficiais que as empresas pleiteiam esteja casada com o pagamento dos débitos juntos aos pecuaristas", disse. Dados apresentados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam para um crédito a favor dos produtores da ordem R$ 700 milhões apenas de empresas em recuperação judicial.
Em resposta à solicitação dos pecuaristas brasileiros prejudicados pelo fechamento de unidades frigoríficas em estados do Sul e Centro-Oeste, a Comissão aprovou hoje requerimento nº 338/09, do ex-presidente do órgão, deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS), para a realização de audiência pública.
O objetivo é discutir a crise na cadeia produtiva de carne no Brasil. Fábio Souto aponta a inadimplência dos frigoríficos para com os pecuaristas como a uma situação muito grave e que precisa de medidas urgentes. A audiência pública está marcada para o próximo dia 24, às 14h30, no Plenário 6 das Comissão, anexo II, Câmara dos Deputados.