Vide
Nestas segunda e terça-feiras, em São Paulo, será realizado o seminário "O papel da emoção no destino das nações", uma promoção da Fundação Liberdade e Cidadania, do Partido Democratas, em parceria com o PSDB e o PPS.
O palestrante será o professor Drew Westen, da Emory University (EUA), autor de "The Political Brain" - "O cérebro político". Segundo o presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, deputado José Carlos Aleluia, a conferência do professor Drew Westen será na Fundação Armando Álvares Penteado e dirigida às principais lideranças políticas do DEM, PPS e PSDB e a empresários, acadêmicos, jornalistas e estudantes.
No livro "The Political Brain", o autor transforma a análise política convencional que existe na cabeça dos políticos, sugerindo que a questão para os Democratas americanos não seja tanto se mover para a direita ou para a esquerda, mas mover o eleitorado.
As descobertas de Westen, nota Aleluia, citando "The Political Brain" poderiam transformar a aritmética eleitoral, mostrando como uma visão diferente da mente e cérebro conduz a uma maneira diferente de falar aos eleitores sobre temas que "calaram a boca" dos democratas por mais de 40 anos, como o aborto, armas, impostos e questões raciais.
MUDANÇAS
"Você não pode mudar a estrutura do cérebro. mas você pode mudar a maneira de apelar para ele", ensina Westen. O professor revela ainda que há três coisas que determinam como as pessoas votam: seus sentimentos para com os partidos e seus princípios, os sentimentos para com os candidatos e, se eles não decidirem ainda, os sentimentos com os programas políticos dos candidatos.
"A presença do professor Drew Westen no Brasil, logo após as eleições presidenciais nos Estados Unidos, é importante para entendermos as mudanças ocorridas entre os democratas, que os levaram à vitória. Obama entendeu às críticas que Westen fez ao partido e atualizou o discurso democrata", disse Aleluia.