vide
Anúncio foi feito em Itaparica onde faz visita nesta sexta. Ilha ganha complexo policial.
Foto: Foto: Arquivo
O governador do Estado, Jaques Wagner, em visita a ilha de Itaparica nesta sexta-feira, 13, anunciou que o governo do Estado vai começar a requalificação da Feira de São Joaquim na próxima semana, e disse, também, que o Governo construirá um Centro Integrado de Segurança Pública na Ilha de Itaparica, em 9 a 10 meses pronto.
Wagner e a cúpula da SPP visitam a Ilha após a repercussão do crime do empresário náutico Abel, ocorrido no último domingo, e que provocou desgaste enorme na imagem do governo da Bahia e no turismo náutico. Para o governador, evidente que houve um desgaste, mas, ele entende que o esforço do governo no segmento de captação de turistas e eventos não será empanado por esse episódio.
Citou, inclusive, que, em 2009, Salvador receberá o maior número de regatas internacionais que a Baía de Todos os Santos já acolheu e está enfrentando o problema de segurança de frente e a prova disso é sua presença em Itaparica e as medidas que estão sendo adotadas.
"Agora, não aceito, mesmo com problemas que tivemos 10/11 horas de atraso para se fazer um laudo pericial", comentou em entrevista à imprensa situando que houve desleixo de integrantes da Polícia. Situou, ainda, que não vê alarme nessa situação do crime ocorrido com o empresário porque os indicadores da criminalidade na ilha estão muito abaixo da média nacional.
CARNAVAL
O governador voltou a comentar sobre as declarações do prefeito João Henrique de que não estaria recebendo apoio do Estado para o Carnaval. Wagner disse que, "o orçamento da Prefeitura é de responsabilidade do prefeito e não minha", além do que, como anunciou ontem, "estamos investindo R$42 milhões do Carnaval de Salvador".
Wagner ressaltou que sinceramente, "não sei ao que ele está se referindo", a essa falta de apoio. O chefe do Executivo baiano, por fim, disse que o governo do Estado, com toda a crise na economia está investindo no Carnaval e no turismo muito mais do que no ano passado e está trabalhando para captar investimentos novos para Salvador e para a Bahia.
PRESÍDIO
O Centro Integrado de Segurança Pública da ilha de Itaparica atenderá aos dois municípios da localidade, para aumentar a segurança dos moradores e veranistas da região. A ação acaba de ser anunciada pelo governador Jaques Wagner, que participa de encontro com a comunidade na Câmara Municipal de Itaparica.
O prefeito de Vera Cruz assinou decreto transferindo um terreno para essa finalidade, do município para o estado. O Centro Integrado abrigará as delegacias de ambos os municípios, além da Polícia Técnica. Lanchas da Polícia Ambiental já estão fazendo o patrulhamento na região.
Participam do encontro, além da comunidade e do governador, autoridades locais, e os secretários de Segurança Pública, César Nunes, e de Infraestrutura, Batista Neves. Este apresentou as ações do governo na Ilha para dotá-la de melhores condições para moradores e veranistas, uma vez que o turismo é uma das principais fontes de renda da região.