Vide
Deputado Marcelo Nilo vai comandar a Assembléia por mais dois anos, de 2009 a 2011
Foto: Foto: BJá
O deputado Marcelo Nilo (PSDB) foi reeleito nesta tarde/início de noite deste domingo, 1º de fevereiro, presidente da Assembléia Legislativa da Bahia para o período 2009/2011. Marcelo obteve 41 votos contra 22 do deputado Elmar Nascimento, do PR.
Foi um resultado que não surpreendeu os deputados e os jornalistas presentes na ALBA. Marcelo era considerado favorito desde quando o processo se afunilou e, na última festa do Bonfim, o governador Wagner deixou claro e de público que o nome de Elmar era de oposição ao seu governo.
Com isso, Marcelo que já tivera o apoio do PT, em bloco durante almoço no restaurante Barbacoa, e depois do PP, ganhou fôlego na disputa e praticamente consolidou a sua vitória.Aí se aproximaram os deputados do PSB, PCdoB e do bloquinho.
Ontem, em jantar no Boi Preto, com a presença do governador e de 38 deputados da base governista, ningém de bom senso tinha dúvidas da vitória de Marcelo.
De toda sorte, a disputa entre Marcelo x Elmar representou uma vitória da democracia na medida em que houve uma eleição democrática e participativa, cada qual expondo seus pontos-de-vista sobre suas metas à frente da ALBA.
CHAPÃO
A primeira apuração deu-se em relação ao chapão com a composição dos suplentes à Mesa Diretora. Foram eleitos os deputados: Aderbal Caldas (PP) eleito 3º vice-presidente com 53 votos; Júnior Magalhães (DEM) eleito 2º secretário com 55 votos; Edson Pimenta (PCdoB) eleito 3º secretário com 53 votos; e Antonia Pedrosa (PRP) eleita 4ª secretária com 55 votos.
Foram eleitos suplentes os deputados Eliedson Ferreira (DEM), com 58 votos; Getúlio Ubiratan (PMN) com 53 votos; Fábio Santana (PRP) com 49 votos, Carlos Ubaldino (PSC) com 53 votos; e Maria Luiza Laudano (PTdoB) com 54 votos.
1ª SECRETARIA
Na disputa pela 1ª Secretaria venceu o deputado Roberto Carlos, PDT, com 38 contra o deputado Leur Lomanto Jr, líder do PMDB, que obteve 24. Um voto foi em branco.
2ª VICE-PRESIDENTE
Já na disputa pela 2ª Vice-Presidência venceu o deputado Fernando Torres, do PRTB, com 34 votos contra a deputada Fátima Nunes, do PT, o qual, obteve 28 votos. Em branco 1 voto. Foi a eleição mais disputada.
1ª VICE-PRESIDENTE
Na disputa pela 1ª vice-Presidente venceu o deputado Rogério Andrade, DEM, com 39 votos contra o deputado Ângelo Coronel, PR, com 23 votos. Voto em branco 1.
Surpresa geral na ALBA com a eleição do deputado Rogério Andrade para ser o vice-presidente da Casa, derrotando Ângelo Coronel, que se candidatou à reeleição.
PRESIDENTE
Na eleição para presidente, o deputado Marcelo Nilo (PSDB) foi reeleito com 41 derrotando Elmar Nascimento, do PR, contra 22 votos.