Política

ROBERTO MAIA TEM VITÓRIA APERTADA NA UPB, MAS FORTALECE PMDB PARA 2010

vide
| 28/01/2009 às 18:27
Durante todo o dia prefeitos e prefeitas votaram na sede da UPB
Foto: Foto: BJá
  O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia, (PMDB) foi eleito novo presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB) nesta noite de quarta-feira, 28, com 188 votos. Uma diferença de apenas 12 votos para o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o qual, obeteve 176 votos. Votos nulos 5. NBrancos, 2.

  Numa das mais disputadas eleições já realizadas na União, apimentada diante das dissidências na aliança PMDB e PT, formatada em 2006 para eleger Jaques Wagner e praticamente desfeita após a eleição no segundo turno do prefeito João Henrique, com apoio do DEM, durante todo o dia perdurou um clima de campanha eleitoral. 
  
   Embora Roberto Maia (irmão do deputado Arthur Maria) tenha vencido o pleito, a rigor, não foi uma vitória como apregoada por seus partidários. O pleito foi considerado mais duro do que se imaginava e deu-se graças aos pequenos municípios. Ainda assim, uma vitória significativa e emblemática para o PMDB.

  GEDDEL
  
   O ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, afirmou ter ficado feliz com a performance de Roberto Maia e sua vitória, à presidência da UPB (União das Prefeituras da Bahia), e classificou de "absolutamente natural" a mobilização de secretários de Estado em torno da candidatura Caetano. 

  "Eu pessoalmente trabalhei pela vitória do candidato peemededebista, mas achei muito estranha a excessiva movimentação do conselheiro Otto Alencar na campanha", disse o ministro, observando que pelo fato de Alencar ser conselheiro sua atuação política pode levar a uma eventual arguição de suspeição de análise de contas no TCM.