Política

ANTONIO LINS ASSUME FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATOS NA PRÓXIMA SEGUNDA

Vide
| 16/01/2009 às 18:25

  O poeta, escritor, jornalista e dramaturgo baiano Antônio Lins de Albuquerque toma posse nesta segunda-feira (19), às 9h30min, na presidência da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão responsável pela gestão da política cultural do município do Salvador.

   A solenidade ocorrerá no Centro de Cultura da Câmara Municipal, localizado no subsolo do Palácio Thomé de Souza, e deverá ser marcada por diversas manifestações culturais e artísticas, além da presença de personalidades do mundo cultural e político, que estão comemorando a posse do poeta na FGM. 

  À frente da Fundação Gregório de Mattos, Lins já está desenvolvendo uma série de projetos para a cidade. O objetivo da nova gestão é descentralizar e democratizar a cultura em Salvador, de modo que as classes populares tenham acesso à produção cultural. Dentre as ações que pretende implementar, ele afirmou que o primeiro passo será estabelecer parceria com organizações não-governamentais na área da cultura e associações de bairros. "Vamos criar pólos culturais nos bairros", afirmou.

Um dos primeiros projetos a serem colocados em prática será a criação da pinacoteca municipal no espaço do teatro Gregório de Mattos, com um acervo permanente dos mestres das artes plásticas da Bahia. Uma galeria de arte ocupará o espaço superior do teatro, com exposição de trabalho dos jovens artistas baianos e promoção de cursos.

"O novo equipamento vai contribuir para a revitalização da Praça Castro Alves", afirmou. Também serão implantadas bibliotecas itinerantes nos bairros, onde serão realizados shows de música, recital de poesia, dentre outras atividades; e a criação da Feira Livre do Livro Baiano", com periodicidade anual, na praça do Campo Grande.

O projeto Teatro Boca de Brasa será revitalizado na gestão de Antonio Lins, com o objetivo de estimular a representação cênica e a dramaturgia nos bairros populares, bem como os comícios culturais, evento multicultural envolvendo espetáculos musicais, circenses, cinema baiano, coral de madrigais, dentre outras manifestações culturais.