Vide
Centenas de policiais ocuparam saguão, galerias e espaços no pátio da ALBA
Foto: Foto / BJá
A Assembléia Legislativa da Bahia através de acordo entre as bancadas da situação e oposição deve aprovar na noite desta terça-feira, 13, o polêmico Projeto da Lei Orgânica da Polícia Civil, contemplando toda categoria. Três pontos que ainda são dúvidas em relação ao Sindpoc - insalubridade, condições especiais de trabalho e aposentadoria especial - ficarão para serem analisados em outra oportunidade.
O líder da base aliada do governo, deputado Waldenor Pereira (PT), diz que essa é uma grande vitória do Executivo e também da categoria dos policiais. Quanto a aposentadoria especial, uma das reivindicações da categoria ainda pendente, Waldenor situa que se trata de uma questão que está sendo analisada pelo Congresso Nacional e ficará para outra instância.
O diretor do Sindpoc, Bernardino Gayoso, entende que a Lei Orgância da PC embora não contemple a categoria em sua inteireza, como se esperava integralmente, trata-se de um "avanço e estamos satisfeitos com isso". Gayoso destaca, também, o fato do Sindpoc ter realizado uma greve, sem o que, o projeto não teria sido apreciado pela ALBA em regime de urgência.
Até o delegado chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo dos Santos, esteve durante toda à tarde na ALBA acompanhando as discussões em torno do Projeto. A mobilização dos policiais civis foi surpreendente com algumas caravanas vindas do interior do Estado - Juazeiro, Feira, Conquista, Itabuna, entre outras cidades. Gayoso e Carlos Lima comemoraram a mobilização e disse que a categoria está mobilizada e unida.
OUTROS PROJETOS
Também nesta noite de terça-feira deverão ser votados mais três projetos emanados do executivo. O primeiro deles altera dispositivos da Lei 10.848, de 3 de dezembro de 2007, que institui o Prêmio de Boas Práticas do Trabalho no Serviço Público Estadual. O segundo reestrutura o Grupo Ocupacional Gestão Pública; e o terceiro institui a Fundação Bahiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos - a Bahiafarma.