Política

EDUARDO SALLES ENCARA NOVO DESAFIO NA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Vide
| 08/12/2008 às 13:25

MENSAGEM:

Há cerca de um ano enviei ao BJá um email com o título: "Novo Desafio", quando estava iniciando meus trabalhos na direção de uma empresa americana de Biocombustíveis, a Comanche Clean Energy.

Pois bem, neste período a experiência profissional tem sido maravilhosa, efetivando plantios próprios e parcerias com milhares de pequenos produtores de mamona, girassol e outras oleaginosas nas diversas Regiões do estado, porém como a vida é muito dinâmica, neste momento venho comunicar uma outra mudança e desta vez de 180 graus na minha vida profissional.


Voltando há dois anos, você lembra que fui candidato a Deputado Estadual, eu que nunca havia sido sequer filiado a um partido político, fui convocado por diversas entidades representativas da agropecuária baiana que desejavam ter um Deputado que defendesse exclusivamente o setor, aceitei o desafio, e sem apoio de prefeitos, vereadores e com poucos recursos, em dez meses percorri 120 mil quilometros pregando a importância da união dos agricultores e pecuaristas e de possuirmos uma representatividade que conhecendo os problemas do setor pudesse defendê-lo.

Daí, apesar de não ter sido eleito, conquistei 16.000 votos de amigos, agricultores e pecuaristas da Bahia e vivi uma experiência engrandecedora pois visitei boa parte das comunidades agropecuárias do nosso estado podendo desta forma conhecer ainda mais as dificuldades, daquele pequeno agricultor do sertão que muitas vezes a familia tem que comer palma refogada, e também do grande agricultor que gera milhares de empregos e que enfrenta obstáculos que podem simplesmente levar o seu negócio a falência.


A partir desta experiência política os demais membros do meu partido, o PP- Partido Progressista, me deram a oportunidade de participar da sua executiva que é composta somente dos Deputados Estaduais e Federais e também de ocupar diversos cargos dentro da hieraquia deste. Na semana passada evoluimos bastante nas conversas para que o PP ingressasse na base do Governo Jaques Wagner, e coube ao nosso Partido ajudar o Governo assumindo a pasta da Agricultura, a qual para Secretário escolhemos por unanimidade o amigo Deputado Roberto Muniz, que já foi  Secretário de Estado e Prefeito de Lauro de Freitas, onde fez uma administração muito competente e reconhecida também por opositores. 

Neste mesmo momento a bancada dos Deputados solicitou que eu assumisse a Sub-Secretaria ou Chefia de Gabinete para auxiliar Roberto nesta caminhada.


Como sabem eu estou há vinte anos na iniciativa privada, já tendo trabalhado na gestão de projetos agropecuários em praticamente todas as Regiões produtoras do estado, com as mais diversas culturas e tendo dado minha contribuição como Presidente e Diretor diversas associações estaduais de agricultores, participado como membro de várias Câmaras Setoriais e também como representante de agricultores em diversos Fóruns.


Confesso que não foi uma decisão fácil, principalmente pelas muitas mudanças que ela imprimirá na minha vida e da minha familia. Mas tem momentos na vida da gente que o coração fala mais alto e realizar um sonho não tem preço. Decidi encarar este novo desafio de frente, pois não tenho dúvida que poderei contribuir apoiando ações necessárias ao desenvolvimento da agropecuária do nosso estado. Para que isto aconteça, precisarei muito dos conselhos dos amigos, visando a correção de rumos que por ventura estejam errados.


Este primeiro momento, sem dúvidas será de aprendizado e "aclimatação", mas em seguida estarei a disposição, SEMPRE.


Um grande abraço,

Eduardo Salles