Política

DEPUTADO APRESENTA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES PELO DIA DO PROFESSOR

Vide
| 14/10/2008 às 09:46
Para cumprimentar e homenagear todos os educadores da Bahia pelo Dia do Professor, comemorado anualmente no dia 15 de outubro, o deputado estadual Heraldo Rocha apresentou, na Assembléia Legislativa da Bahia, uma Moção de Congratulações à categoria.

  As professoras e professores de todo o país comemoram sua data profissional em 15 de outubro, pois conta a história que nesta data, em 1827 - 6º ano da Independência e do Império (dia consagrado à educadora Santa Tereza D`Avila) -, D. Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial com 17 artigos, criando o Ensino Elementar no País e estabelecendo que todas as Cidades, Vilas e Lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras, tratando também da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam participar e aprender, e até mesmo como deveriam ser contratados os professores - aponta Heraldo Rocha em sua moção.

  O parlamentar também destacou em seu documento a importância da profissão para a nossa nação, visto ser essencial para a garantia da boa educação, uma justa valorização do profissional de ensino:
 
  "Ultimamente, os meios de comunicação trazem notícias mostrando o quanto se tornou perigosa e desestimulante a profissão de professor no Brasil, sobretudo em virtude do aumento generalizado da violência, do agravamento das questões sociais e principalmente da falta de uma melhor estrutura familiar na educação doméstica dos nossos jovens.

  Certamente deve-se a isto a razão do grande decréscimo de pessoas que se interessam em exercer a profissão de educador, o que, de fato, nos causa muita preocupação, pois não podemos incorporar com tal fato lastimável. O futuro de uma sociedade está vinculado, de todas as formas, à qualidade do magistério, ao maior número de professores atuando nas salas de aula, bem capacitados e valorizados, tanto no âmbito financeiro, quanto em seu papel social.", acrescenta.