De acordo com a primeira pesquisa Datafolha realizada no segundo turno, publicada pelo jornal Folha de São Paulo na edição desta quinta-feira, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) inicia o segundo turno com uma vantagem de 17 pontos sobre a ex-prefeita Marta Suplicy (PT).
O prefeito Kassab aparece com 54% das intenções de voto contra 37%de Marta. Se as eleições fossem hoje, Kassab estaria reeleito. O percentual de eleitores que disse que votaria em branco ou nulo ficou em 5% e 3% não souberam responder.
A amostragem ouviu 1.906 eleitores, nos dias 7 e 8 de outubro, com 16 anos ou mais em São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE de São Paulo com o número 03700108-SPPE.
RIO, GABEIRA
NA FRENTE
A disputa pela Prefeitura do Rio no segundo turno começa empatada, revela pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem e divulgada nesta quinta-feira pela Folha.
Segundo a pesquisa, o candidato do PV, Fernando Gabeira, tem 43% das intenções de voto contra 41% de Eduardo Paes (PMDB), a 18 dias do pleito. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Assim, Gabeira pode ter entre 40% e 46% dos votos, e Paes, entre 38% e 44%. No primeiro turno, Paes recebeu 31,98% dos votos válidos (1.049.019), e Gabeira obteve 25,61% (839.994 votos).
De acordo com o Datafolha, entre os eleitores que disseram ter candidato no segundo turno, Gabeira herdou mais votos entre os eleitores de Jandira Feghali (PC do B) e de Solange Amaral (DEM), candidata do prefeito Cesar Maia, que já anunciou apoio ao deputado federal: 59% dos eleitores que haviam votado no primeiro turno em Jandira migraram agora para o candidato do PV e 41% foram para Paes; entre os eleitores de Solange, 55% foram para Gabeira e 45% para Paes.
A vantagem de Gabeira nessa migração o deixou numericamente à frente de Paes, apesar de o candidato do PMDB ser o principal beneficiário do eleitorado de Marcelo Crivella (PRB), terceiro colocado no primeiro turno. Desses 54% optam por Paes e 46% preferem Gabeira.
A pesquisa ouviu 1.304 pessoas, e está registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), sob o número RPE 45/2008.
Religião
Segundo o Datafolha, Gabeira lidera entre os eleitores que se dizem espíritas (68% a 32%) e umbandistas (56% a 44%) e entre os sem-religião (60% a 40%). Paes, por sua vez, está à frente entre os evangélicos pentecostais (59% a 41%) e entre os evangélicos não-pentecostais (55% a 45%).
Entre os católicos, os dois estão tecnicamente empatados, mostra a pesquisa (51% para Paes e 49% para Gabeira).