Política

SOUTO DIZ QUE DECISÃO SOBRE APOIO 2º TURNO NA CAPITAL SAI ESTA SEMANA

Vide
| 06/10/2008 às 13:24
Souto, ao lado de Neto, diz que partido mantém boa posição na capital (Foto/Max Haack)
Foto:
  O ex-governador Paulo Souto, presidente regional do Democratas, afirmou nesta segunda-feira, 6, ao BJá que não pode adiantar qual a posição do seu partido em relação ao segundo turno das eleições, em Salvador, pois a Executiva ainda não se reuniu.

  Adiantou, no entanto, que a decisão sairá o mais breve possível, ainda esta semana, assim que conversar com ACM Neto e os outros dirigentes partidários. Como o DEM oprganizou uma coligação com PR, PRB, certamente as conversas serão extensivas a esses outros partidos.

  Em realção aos resultados no Estado, Souto disse que o Democratas conseguiu eleger 44 prefeitos e isso representa uma vitória significativa, sobretudo porque a população, em 2006, o colocou na oposição.

  "Quando vejo o PT com toda sua máquina elegendo apenas 65 prefeitos, sinto que estamos no caminho certo", frisou o ex-governador lembrando que, na história da Bahia, um governador nunca elegeu tão poucos prefeitos numa eleição.

  Segundo Souto, isso resulta da heterogeneidade adotada pelo atual governo, o qual, mesmo em municípios de grande porte colocou mais de um candidato de sua base disputando a eleição.  

  Para o ex-governador, os casos mais críticos foram os de Itapetinga e Brumado. "Em Itapetinga, o governador chegou a apoiar um candidato do PNDB contra um candidato do PT e perdeu; e em Brumado, outra derrota flagorosa para o PSDB, com a deputada Marizete Pereira sendo apoiada pelo governador e pelo vice-governador", citou.

  50 MAIORES

  Na contabilidade feita pelo presidente do DEM, seu partido venceu em colégios eleitorais expressivos (entre os 50 maiores do Estado), em Feira de Santana, Itabuna, Paulo Afonso, Santo Antonio de Jesus, Jacobina, Dias D'Ávila, Araci, Euclides da Cunha, Itaberaba e Santo Estevão, num total de 10.

  Já o PT só conseguiu fazer 9 entre os mais expressivos: Vitória da Conquista, Camaçarai, Lauro de Freitas, Serrinha, Irecê, Senhor do Bonfim, Itapetinga, Cruz das Almas e Itamaraju.

  Também seguindo essa linha de maior densidade eleitoral, o PMDB fez 6: Jequié, Candeias, Lapa, Ribeira do Pombal. Jaguaquara e Livramento.

  O PSDB 5 municípios: Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Simões Filho, Brumado, Monte Santo.

  O PR 6 municípios: Barreiras, Valença, Campo Formoso, Casa Nova, Ipirá e Catu.

  O PP 4 municípios: Guanambi, Coité, Mata de São João e Barra.