O sistema, batizado de Centro Integrado de Informações das Eleições 2008 (CIIE), funciona em Salvador com 25 policiais, que vão atuar em regime de 24 horas.
Além dos integrantes das polícias Civil e Militar, a iniciativa conta com a participação das polícias Federal e Rodoviária Federal, Casa Militar do Governador e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
"O CIIE é o grande cérebro processador das informações transmitidas de todos os municípios do estado", afirmou o titular da SI, Maurício Teles Barbosa.
O secretário da Segurança Pública, César Nunes, disse que a intenção é detectar e solucionar, em tempo real, possíveis ocorrências como crimes eleitorais e a violência, principalmente nos municípios do interior, "onde a emoção acaba causando tumultos".
Segundo Nunes, mais policiais civis (1.450) e militares (800) deixaram Salvador com destino a 157 cidades cujo reforço foi solicitado pelo TRE e autoridades locais. Entre os municípios que receberam um contingente extra de policiais estão Gandu, Guanambi, Paulo Afonso, Paramirim e Serrinha.
Cide
A Polícia Militar atua também com um sistema de monitoramento durante o pleito eleitoral, por meio do Centro de Informações e Decisões Estratégicas (Cide). Até o próximo dia 6, um grupo de 35 PMs acompanhará as possíveis infrações que ferem a Lei Eleitoral.
Este ano, 24,8 mil policiais militares atuam no patrulhamento dos 417 municípios da Bahia durante todo o processo eleitoral. Dados do TRE apontam que mais de nove milhões de pessoas vão participar do pleito em 204 zonas e mais de 31 mil seções, até às 17h.
A população pode colaborar com a Secretaria da Segurança Pública através do telefone 190, da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar e do Disque-denúncia (71 3235-0000).