Política

PINHEIRO AFIRMA QUE ESTÁ CONFIANTE E PERDEU 13 QUILOS NA CAMPANHA

Vide
| 05/10/2008 às 13:00
Pinheiro faz o V da vitória após votar na Escola Sátiro Dias, Pituba (Foto/João Alvarez)
Foto:
 O candidato a prefeito Walter Pinheiro foi recebido sob aplausos, palavras e gestos de apoio de muitos eleitores da 2ª zona, no Colégio Sátiro Dias, na Pituba, que foram surpreendidos com a chegada do prefeiturável e das lideranças políticas que o acompanhavam, como a vice Lídice da Mata, o ministro da Cultura Juca Ferreira, o ex-ministro Waldir Pires, secretários e dirigentes de órgãos estaduais, deputados federais e estaduais, além de sua família e outros representantes dos partidos da coligação "Salvador - Bahia - Brasil" (PT, PSB, PCdo B, PV).


  Na porta do colégio, despertava a curiosidade o número de jornalistas, que registraram a chegada de Dona Anatildes Pinheiro, de 83 anos, que votou às 9h15 e ficou aguardando a chegada do filho prefeiturável. Havia apenas um eleitor na fila da seção 193 quando Pinheiro chegou para votar, às 10 horas, ao lado da esposa, Ana, e os 3 filhos, Israel, Júlio e Juliana, que também votam no mesmo local.


  Após posar para fotos ao lado da urna eletrônica, Pinheiro falou sobre sua expectativa. "Estamos muito confiantes que o resultado materialize o que vivenciamos nas ruas durante a campanha, a forma calorosa com que fomos recebidos e o apoio manifestado em todos os lugares, a expressão do nosso crescimento. Fomos a última campanha a ser colocada na rua, perdi 13 quilos; a nossa dedicação e da militância foram total", disse o candidato, confessando muita emoção.


  Antes de acompanhar Pinheiro, o ex-ministro Waldir Pires foi cedo ao TRE ver a instalação do processo eleitoral. "Vim do TRE e estou muito comovido com a consolidação das instituições democráticas. E Salvador vai eleger Pinheiro prefeito para continuar a construção da democracia, que só é verdadeira ao lado das liberdades democráticas quando consegue a inclusão humana e a supressão das desigualdades sociais indecentes", disse Waldir.


Lídice: "A vitória do 13!"


"Estou muito confiante. A minha esperança nesses últimos dias virou uma forte confiança de que vamos para o segundo turno", declarou a candidata a vice-prefeita, Lídice da Mata, única mulher disputando em chapa majoritária nessas eleições de Salvador. Ela votou às 11h30, na 39ª seção da 6ª zona eleitoral, no Colégio Luiz Viana, em Brotas. Com o gesto do  "V" com  mão ao posar para foto ao lado de Pinheiro, ela manifestou o seu otimismo declarando:  "A vitória do 13!".


Lídice estranhou o esvaziamento da sua seção, tradicionalmente cheia de eleitores. "Aqui se concentra a maior parte do pessoal do fim de linha de Brotas", disse. Mas a funcionária do TRE, Andréia Anunciação, informou que cada seção teve entre 430 a 450 eleitores e no caso da 39ª, grande parte votou logo cedo.


Pinheiro e Lídice tiveram dificuldade de chegar à sala da seção da vice devido à aglomeração de eleitores que queriam falar com eles, declarar o voto tirar fotos e até perguntar sobre propostas de governo. Eles chegaram ao colégio acompanhados do deputado federal Nelson Pelegrino, dos secretários estaduais Domingos Leonelli (Turismo) e Robinson Almeida (Comunicação), e da presidente da Conder, Maria Del Carmem. O chefe de gabinete do Governador, Fernando Schimidt também se incorporou ao grupo na saída.