Pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo da Folha mostra uma disputa acirrada entre os candidatos Fernando Gabeira (PV) e Marcelo Crivella (PRB) pela vaga no segundo turno da eleição no Rio.
Conforme o levantamento divulgado hoje pelo "RJTV", o candidato verde tem um ponto percentual a mais que o senador carioca. Os dois estão tecnicamente empatados na segunda colocação, atrás de Eduardo Paes (PMDB).
![]() |
Segundo o instituto, Paes subiu um ponto em relação à última sondagem, realizada nos dias 29 e 30 de setembro, passando de 29% para 30% das intenções de voto. Gabeira também subiu um ponto, e agora tem 18%. Crivella caiu dois pontos, para 17%. Na quarta colocação, Jandira Feghali (PC do B) manteve os 12%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Alessandro Molon (PT) permaneceu com 4% das preferências, Solange Amaral (DEM) caiu de 5% para 3%, Chico Alencar (PSOL) subiu de 2% para 3% e Paulo Ramos (PDT) segue com 1%. Votos brancos e nulos somam 6%. Os demais candidatos não pontuaram. O Datafolha aponta ainda que 4% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar ou não responderam a pesquisa.
O Datafolha também calculou os votos válidos (descontados os brancos, nulos e eleitores indecisos), que é a maneira como a Justiça Eleitoral faz a apuração. Na véspera do primeiro turno da eleição, Paes aparece com 33%, contra 20% de Gabeira e 19% de Crivella. O instituto frisa que o resultado indica segundo turno na eleição municipal carioca, mas ainda não é possível afirmar quem disputará com Paes, se Gabeira ou Crivella.
Nas simulações de segundo turno, Paes vence Gabeira, por 52% a 36%, Crivella, por 56% a 29%, e Jandira, por 52% a 35%.
O Datafolha ouviu 2.017 pessoas entre ontem e hoje. O levantamento, encomendado pela TV Globo e pela Folha, foi registrado no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio sob o protocolo 42/2008.