Vide
O candidato do Democratas a prefeito de Salvador, ACM Neto, comentou a pesquisa Ibope divulgada hoje (29) pela TV Bahia. O democrata lidera com 28% das intenções de voto, seguido por João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT), cada um com 20%, Antonio Imbassahy (PSDB), que tem 13%, e Hilton Coelho (Psol), com 3%. "Acredito que o resultado confirma que estamos no segundo turno, como também tem revelado as outras pesquisas divulgadas até aqui", disse Neto.
"Ando nas ruas e sinto que a maior parte da população acredita no nosso projeto. Isso se reflete nas pesquisas", acrescentou. Ele lembrou que tem sido alvo de duros ataques, ofensas pessoas e calúnias dos adversários, principalmente do tucano Antonio Imbassahy (PSDB), que, segundo o presidente nacional do Democratas, Rodrigo Maia, está atacando Neto por determinação do PT.
"Estamos fazendo uma campanha limpa, propositiva, em respeito à população de Salvador. Não baixamos o nível em nenhum momento, ao contrário dos nossos adversários. Eles estão desesperados", afirmou ACM Neto, pouco antes de participar de um comício em São Caetano.
PINHEIRO COMENTA
A divulgação da pesquisa Ibope, hoje (29), que o coloca em segundo lugar, com 20% das intenções de voto, foi comentada pelo candidato a prefeito Walter Pinheiro: "É mais uma pesquisa que indica, ainda de forma tímida, o que a gente vem percebendo nas ruas e no sucesso das nossas atividades, como o "Comício da Vitória", que reuniu 20 mil pessoas no Farol da Barra, no sábado passado. Embora todas as pesquisas identifiquem o nosso crescimento e a nossa chegada para o segundo turno, é o contato com o povo nas ruas que no dá essa certeza".
JOÃO COMENTA
Como eu tinha previsto na entrevista que concedi há duas semanas na própria TV Bahia, o Ibope faz as molecagens dele sob encomenda mas depois faz ajustes quando vai chegando perto da eleição, para não ficar mais desmoralizado do que já é.
Embora a pesquisa que eles divulgaram hoje seja tão fajuta quanto as anteriores, apontando para alguns candidatos índices bem maiores do que os reais, eles tiveram pelo menos o cuidado de ajustar a minha posição. Não tiveram como negar meu crescimento de seis pontos percentuais em duas semanas. De qualquer forma, continuo não levando em conta as pesquisas do Ibope. Para mim, a pesquisa que importa é a das ruas e nessa eu sei que sou o primeiro.
PMDB QUER AUDITORIA
O presidente do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima, confirmou que o partido vai entrar com um pedido de auditoria nas pesquisas do Ibope, tão logo o instituto registre o relatório das suas duas últimas pesquisas eleitorais realizadas em Salvador.
"Não podemos aceitar infinitamente esse tipo de armação contra a democracia que o Ibope está acostumado a fazer por encomenda e que o carlismo utiliza há anos aqui na Bahia", disse Vieira Lima.
Segundo Lúcio, a fiscalização sobre a lisura dos resultados dos institutos de pesquisa passará a ser uma bandeira do PMDB: "Não vamos mais deixar impune esse verdadeiro atentado contra a democracia que se comete a cada eleição".
O presidente do PMDB baiano disse, ainda, que "o partido está extremamente atento aos resultados de outros institutos, principalmente ao próximo levantamento do Vox Populi, que será divulgado às vésperas da eleição e pode influenciar no voto".
SEM COMENTÁRIOS
Os candidatos Antonio Imbassahy (PSDB) e Hilton Coelho (PSOL) não comentaram a pesqiuisa.