Ele participou, primeiro, de um encontro com farmacêuticos no Corredor da Vitória, promovido pelo SINDIFARMA -Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Bahia. No evento, que pretende ouvir todos os candidatos, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que é farmacêutica, fez uma saudação à categoria, recomendando a todos o voto em Pinheiro, "um companheiro de um cabedal, que tem uma coerência e de uma capacidade de manter opiniões, princípios e bandeiras", disse a comunista.
Pinheiro afirmou que pretende incorporar outros profissionais, como farmacêuticos e assistentes sociais, no programa saúde da família em Salvador. "Nossa proposta prevê o aumento progressivo de investimento de recursos próprios da Prefeitura de 15% para 20%", disse o candidato, que pretende aumentar a capilaridade do sistema de saúde na cidade, colocar todos os postos de saúde para funcionar; ampliar, gradativamente, de 30 para 100 postos e de 95 para 400 equipes do Programa de Saúde da Família; dobrar o número de agentes comunitários de saúde e implantar 100% de cobertura de Agentes de Combate às Endemias; criar 12 unidades de Emergência 24 horas e implantar o Laboratório Central de Análises Clínicas.
UNYAHNA
Depois do encontro com farmacêuticos, Pinheiro se deslocou até Patamares, onde estudantes da Unyahna já o esperavam para uma sabatina com o candidato. Na sua apresentação, as propostas que ganharam maior destaque foram as que chamam as faculdades e universidades para cooperação e superação dos desafios sócio-econômicos da cidade.
"Salvador tem o maior número de faculdades e universidades entre as cidades do Norte e Nordeste. Essas instituições têm que se envolver em projetos, superar os desafios e transformar esta cidade na Cidade do Conhecimento", disse Pinheiro.
Ele citou como exemplo suas propostas "Bairro Educador" e o "ProUni Municipal", que inserem instituições de ensino superior como co-responsáveis para a transformação da cidade em compromissos como o combate ao analfabetismo, o acesso de jovens carentes na universidade, a geração de trabalho e renda e a oferta de capacitação e formação profissional.
Pinheiro enfatizou que o principal problema da cidade é a gestão. O petista destacou a oportunidade de Salvador ter um prefeito capaz de aproveitar a onda de crescimento econômico do país, proporcionada a partir do Governo Lula, e trabalhar com o compromisso de promover a participação, a transparência e o controle social da gestão pública.