Vide
Pinheiro vem usando os bonecões de Lula e Wagner desde início da campanha (F/João Alvarez)
Foto:
Em decisão tomada pelo pleno do TRE, por 5 votos x 1, nesta noite de quarta-feira, 24, só candidatos do PT em Salvador podem usar a imagem do presidene Lula da Silva. Ou seja, o candidato Walter Pinheiro e os postulantes a vereador.
Com isso, a campanha do candidato do PMDB, João Henrique, que vinha se utilizando das imagens do presidente nos programas eleitorais da TV terá que retirá-las do ar, imediatamente.
O advogado do PT, Vandilson Costa, considerou uma vitória jurídica o entendimento do pleno. O presidente regional do PT na Bahia, Lúcio Vieira Lima, diz que vai recorrer da decisão ao TSE e classificou a medida, por parte dos petistas, de "alopramento e desespero".
Essa é uma disputa que vem se dando desde o início da campanha eleitoral. O PT já tentara em outras vezes proibir o uso da imagem de Lula, sem sucesso.
O candidato do PMDB, de sua parte, usou o quanto pode sua vinculação com Lula em diversos comerciais na TV e no programa eleitoral, além de imagens no comitê e uso da palavra nas caminhadas e comícios.
Só faltam três programas na TV. Ainda assim, a imagem de Lula já está vinculada a João no imaginário popular.