1. Religão e política não se misturam. Mas, ultimamente, tem se misturado bastante. Na Bahia, na época do cardeal Dom Augusto Álvaro da Silva, nos idos dos anos 1950/1960, quando os evangélicos eram minoria da minoria, o bispo jogava pesado. Apoiou Lomanto Jr, candidato a governador em 1962, contra Waldir Pires, então considerado "o vermelho" (comunista). Lomanto era o homem de Deus; e Waldir, obviamente, o homem do diabo.
2. Os pastores subsequentes da Igreja Católica não foram tão políticos quanto Dom Álvaro e os evangélicos avançaram no rebanho baiano, tanto no religioso; quanto no político, sobretudo a Igreja Universal do Reino de Deus, que sempre atuou de forma aberta nesse caminho com candidatos eleitos, então vinculados ao "carlismo", vide a deputada Zélinda Novaes e outros.
3. Os evangélicos da IURD têm representantes na Câmara de Vereadores de Salvador (e outros no Estado), na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. Depois da desistência da candidatura de Raimundo Varela, PRB, à prefeito de Salvador, o bispo Márcio Marinho assumiu a vaga de Luis Carreira, na Câmara Federal, e é o candidato a vice-prefeito com ACM Neto, DEM.
4. A IURD mantém sua tradição de vínculo ao "carlismo". Outras igrejas evangélicas (Assembléia de Deus, Monte Orebe, Universal da Graça de Deus, Batista, etc, também têm candidatos a vereador em Salvador. O que tem de pastor evangélico candidato não está no gibi. A IURD fez escola e agora é um salve-se quem puder. Pulverizou.
5. Agora, a exemplo do que aconteceu na época de Dom Augusto, está circulando um documento na igreja católica (paróquias, internet, conselhos comunitários, etc) apoiando Antonio Imbassahy, PSDB, como candidato a prefeito. Interessante porque a igreja católica que vinha se mantendo discreta nesses últimos 30 anos, começa a se expor mais um pouco, ainda que todos os candidatos (salvo Hilton) foram beijar a mão do cardel Majella, antes da eleição.
6. Numa análise em fonte primária, Imbassahy (PSDB) seria (digamos assim) o candidato preferencial dos católicos. João Henrique (PMDB), evangélico assumido, seria o candidato preferencial dos evangélicos, sem a representação da IRUD. Walter Pinheiro (PT) transita em todas as áreas, a corrente espírita de Bassuma o apoia, o povo-de-santo ligado a Luis Alberto e Olívia Santana, idem, e os católicos de Yulo, idem-idem. ACM Neto, de berço é católico, e tem o apoio dos evangélicos da IURD.
7. Evidente que candidato não despreza voto de forma alguma, pode ser da corrente de Deus; ou da corrente do Diabo. Hoje, praticamente, não existe mais esta linha dos vermelhos porque eles deixaram de "comer criancinhas" há anos. Não confundir Exú, do povo-de-santo, com Diabo. Exú é abre caminho e não tem nada a ver, embora, muita gente ache que sim.
8. Em reunião extraordinária realizada ontem, 23, o Conselho Superior do Ministério Público elaborou a lista sêxtupla com vistas ao preenchimento de vaga no Tribunal de Justiça da Bahia, surgida com a aposentadoria do desembargador Eduardo Jorge Mendes de Magalhães. A lista foi divulgada no Diário do Poder Judiciário de hoje, 24, e é composta pelos procuradores de Justiça Nágila Maria Sales Brito, José Cupertino Aguiar Cunha, Maria Marta Karaoglan Martins Abreu, Ilona Márcia Reis, José Edivaldo Rocha Rotondano e pelo promotor de Justiça Wellington César Lima e Silva.
9. As apostas já começaram no campo político, cada qual agregado a uma corrente partidária. Quem apostar no candidato (ou candidatos) do PT tem grande chance.
10. MV Bill ganhou o título de Cidadão de Salvador. Como perguntar não ofende, qual foi mesmo a contribuição que esse moço já deu a cidade da Bahia?
11. Muita gente tá me perguntando se debate dá voto. E como. É só lembrar a eleição Lula x Collor de Melo, e a última de Serra, em São Paulo. Vale mais do que 5 programas eleitorais e o eleitor adora. E tem mais: quanto mais polêmica, ironia e firmeza melhor. Domingo tem novo debate na TV Itapoan, em horário mais cedo. Quem se sair melhor leva votos pra sacola.
12. Agora, o debate decisivo será o da TV Bahia, emissora que tem mais audiência e fará a tertúlia mais próximo da eleição, exatamente quando o eleitor se decide de vez. Daí que os candidatos devem se concentrar nele.
13. Segundo a assessoria do capitão Fábio, candidato a prefeito de Itabuna pelo PMDB, não existe a menor possibilidade de uma união com o capitão Azevedo, candidato do DEM, visando derrotar a candidata do PT, Juçara Feitosa. Entende a assesossoria de Fábio que ele cresceu e estaria pau-a-pau com Juçara. A assessoria de Juçara garante que ela está na frente, com dez corpos. E a assessoria de Azevedo diz que ele já passou Fábio.
14. Agora, durma-se com um barulho desses. Uma coisa é certa: se os capitães se juntassem, a situação de Juçara se complicaria. Mas, como em política, todo mundo acha que vai ganhar, só dia 5 de outubro pra tirar a prova dos nove.
15. Situação parecida acontece em Dias D'Ávila. O acordo que visava a unidade nas oposições, para fazer frente ao comando político de 17 anos do deputado Democrata, Cláudio Cajado, naufragou. Com isso seguem na disputa as três candidaturas femininas: Jussara (PTB), Andréia (DEM) e Jeane (PSB).
16. O acordo foi formalizado no início de agosto, na presença das principais lideranças dos partidos de oposição, municipais, estaduais e federais. Previa que, no dia 30 agosto a candidata que apresentasse o melhor desempenho na preferência do eleitorado seguiria com a campanha e receberia o apoio da outra, que por sua vez, abriria mão da candidatura.
17. A pesquisa foi realizada pelo Instituto DataQualy, apresentando vantagem de Jussara, com 35,7% da preferência do eleitorado, contra 28,6% de Andréia e 10,3% de Jeane. Entretanto, a candidata do PSB recuou na decisão e comunicou à coordenação da campanha de Jussara que não haveria mais a pretendida união.
18. Jeane tem como vice Elisa Maia, mulher de Américo Maia (PMDB) que foi prefeito eleito e reeleito de Dias D´Ávila com total apoio de Cláudio Cajado. Ao final do seu segundo mandato, Américo elegeu a mulher de Cajado, Andréia Xavier (DEM), candidata à reeleição.
19. A pesquisa DataQualy foi realizada entre os dias 30 e 31 de agosto. Brancos e nulos somam 3,2%. Não souberam responder, 22,2%. Foram ouvidas 409 pessoas. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 272/08.
23. Desse processo, diz-se que sairá fortalecido o deputado Edson Pimenta, que além da mulher, Sandra Vidal, candidata a prefeita em Ibicoara, faz campanha com reais chances de vitória - percepções indicam isso - em Ituaçu, Iraquara, Correntina, Itacaré, Serra do Ramalho, Tanhaçu, Retirolândia, Ubatã, Maracás, Morro do Chapéu e Manoel Vitorino.
24. O deputado Álvaro Gomes, também do PCdoB, tem uma conta interessante: revela que o partido pode levar a medalha de ouro em dois grandes municípios: Juazeiro e Alagoinhas. Os marketeiros de Misael Aguilar, PMDB de Juazeiro, dizem que não é bem assim e apontam que ele melhorou. Estão por lá Jolivaldo Freitas e Alfredo Silva.
25. Quem também está preocupado é o marketeiro de João, Renato Ferreira. O "home" não desgruda o olho da crise da economia norte-americana. Teme que tenha que desaplicar.
26. Próxima sexta, 26, 15 horas. em frente a Governadoria no CAB, funcionários públicos do Executivo estarão fazendo uma manifestação pedindo o pagamento da URV, direito adquirido por ordem do STJ. O governo diz que espera apenas decisão do Supremo, para onde mandou o processo mesmo sabendo que não cabia mais recurso, na esperança que lá ele ficasse mofando por 2 a 3 anos.
27. Teve o tom de gincana, com eleição de rainha da primavera e tudo mais, o evento realizado pelo Sindsefaz para pressionar pela retomada das negociações salariais e prestar solidariedade ao gabinete do secretário, Carlos Martins, que vem encontrando forte oposição à proposta que desloca atribuições privativas dos auditores fiscais para os agentes de tributos estaduais.
28. O evento com distribuição de flores e camisetas para os participantes mostrou a força do sindicato dos fazendários, que contou com a presença de diversos deputados do PC do B, em meio a palanques e helicópteros.
29. Mais uma vez o apoio à proposta que beneficiaria os técnicos administrativos ficou para outra oportunidade, concentrando a mobilização na defesa da lavratura do auto de infração pelo agente de tributos. Mais mobilização na sexta, em frente ao Othon, onde ocorrerá a reunião do Confaz.