O programa eleitoral de João mostrou o documento de autorização de uso da imagem assinado pela moradora, a Sra. Lais Almeida dos Santos, além de explicar que a Prefeitura participava do projeto habitacional em Tubarão numa parceria com os governos estadual e f ederal, através do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica, e com as próprias comunidades. No caso de Tubarão, o prefeito explicou (o que o seu programa fez também, na TV) que a Prefeitura doou o terreno de 9.700 metros quadrados onde estão sendo construídas as casas, além de ter feito o projeto e construído o centro comunitário.
ARTIFÍCIO DE LINGUAGEM
- Nós não dissemos que as casas estavam prontas - explicou João -, mas sim que a Prefeitura, depois de dez anos, voltou a investir em habitação popular. E voltou mesmo, com a parceira dos governos estadual e federal. Acredito que não haveria onde construir as casas se a Prefeitura não tivesse doado o terreno. Parceria é isso, cada um entra com uma parte, às vezes menor, outras vezes maior.
O prefeito João Henrique explicou que, no caso de Pirajá, a Prefeitura entra como parceira através de ações de apoio institucional: "Além desse apoio, demos o banho de luz na área onde as casas foram construídas e estamos com recursos de R$ 220 mil reservados para o esgotamento sanitário e só não repassamos porque ainda não recebemos o projeto, que está a cargo da Federação das Associações de Bairros de Salvador".
João Henrique explicou também que os projetos de Tubarão e Pirajá compõem o programa Crédito Solidário, com recursos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica, acrescentando que nos casos de Baixa Fria e São Marcos a execução do projeto está a cargo da Prefeitura e que, "ao contrário do que diz Walter Pinheiro em seu programa, as obras já começaram":
- Na Baixa Fria e em São Marcus, projetos voltados para populações em situação de risco, estão sendo feitas as obras de terraplanagem, contenção de encostas e regularização do canal, que são ações de infra-estrutura sem as quais não poderíamos começar a construir as casas. Esse é um projeto importante, que envolve recursos da ordem de R$ 48 milhões e a co nstrução de 583 unidades habitacionais.
O prefeito disse acreditar que a tentativa de Walter Pinheiro de desqualificar a ação da Prefeitura na área da habitação popular "é fruto do desespero dele, do fato de não ter conseguido nos ultrapassar na intenção de voto em nenhuma das pesquisas sérias realizadas nesta campanha e também do fato de que eu tenho uma parceria de verdade com o governo do presidente Lula, parceria que tem resultado em obras por toda a cidade, enfim, uma parceria que já está acontecendo".