Vide
Cidade sem lei: Sudesb e Meio Ambiente, depois de poluirem praças, atacam os postes (F/BJá)
Foto:
Miudinhas:
1. A campanha em Salvador entra na reta final. No chamado momento da onça beber água. É nesta semana que os candidatos têm dificuldades, na capital, de "segurarem" alguns cabos eleitorais. Alguns deles têm fidelidade durante todo o ano, mas, uma incrível capacidade de trocarem de posições na chegada. Diz-se que, no mercado de ações, um bom cabo-eleitoral gira em torno de dez a vinte mil mangos.
2. Nesta campanha está acontecendo uma coisa interessante para contrastar a "onda vermelha" do PT. Surgiram a "onda verde", do PMDB; a "onda azul", do Democratas; e a "onda laranja", do PSOL. Por enquanto, só quem está sem "onda" é o PSDB. Sinal dos tempos.
3. Agora, aquele programa do PT, do companheiro Wagner, sobre "Bolero" do cachorro-quente, pelo amor do guarda. Se um programa desse for bem avaliado perdi completamente a noção de marketing político.
4. Estranho! A Tarde anuncia que ainda fará mais uma pesquisa Vox Populi. Mas, só divulgará em sua edição do dia 4 de outubro. A eleição é dia 5. Não tem o menor sentido. O ideal é que divulgasse no dia 28, próximo domingo. Aí, sim, haveria uma intensa repercussão.
5. Sabe-se, por uma dessas coincidências da vida, que o Vox é o Instituto que acompanha Wagner desde a última campanha de governador e vem fazendo pesquisas, regularmente, sobre a campanha em Salvador. Neste caso, eventualmente, a gente sabe uma coisinha de bastidores.
6. Vida moderna: no debate da TV Aratu, alguns conselhos repassados ao candidato do PMDB se deram via celular. Maurição, o marketeiro do "home" encostava na bancada e entregava o telefone a João. Sustentam as más línguas que do outro lado da linha estaria o ministro Geddel Vieira Lima.
7. O candidato do PP, de Lauro, Roberto Muniz, está até agora querendo saber porque cancelaram um debate que ele teria com Moema.
8. A mesma coisa aconteceu em Serrinha: o candidato do PT, Osni Cardoso, esperou a candidata do PSDB, Tânia Lomes, para um debate na AABB e ela não apareceu.
9. O Bahia Já tá bombando nesta eleição. Tem dias que beira os 100.000 hits (matérias visitadas) por dia. Que bão!
10. João chamou Hilton de Rilton no debate da TV Aratu. O pessoal do PSOL diz que não tem importância e pode ser: - Eu quero Rilton 50, na capital da resistência.
11. Um barbudindo do PSTU que estava no auditório da TV Aratu quase joga uma tamanca em Pinheiro quando este disse que Wagner estava mudando a Bahia.
12. Mais um recorde negativo foi batido na sessão ordinária desta segunda-feira (22), na Câmara Municipal. Às 15h, quando o presidente interino da sessão, Décio Sant´Anna (PSDB) fez a contagem para verificar o número de parlamentares no plenário, só havia duas aves raras.
13. Um importante comentarista de TV estarreceu a cidade de Amargosa na última sexta-feira (19). Anos atrás ele dava cartões vermelhos para o ex prefeito da cidade que ficou conhecido nacionalmente como o 4º prefeito mais corrupto do país com mais de 1200 cheques sem fundos. Agora, o cartão mudou de cor.
14. No município de Riachão do Jacuípe, na Região do Sisal, correligionários da candidata Tânia Regina denunciam que estão sendo perseguidos e intimidados pelos adversários, como se não tivessem o direito de ir e vir, fugindo à tradição hospitaleira do município.
15. Na semana passada, pessoas ligadas ao prefeito Lauro Falcão, candidato à reeleição, se dirigiram até a casa da candidata Tânia, tentando intimidá-la. Ontem, no momento da chegada de uma carreta da candidata, uma nova confusão se estabeleceu, com os carros de correligionários do candidato adversário atrapalhando a manifestação. Na última sexta-feira, no momento em que Tânia concedia uma entrevista à Rádio Jacuípe, aconteceram várias tentativas de sabotagem, até que a emissora saiu do ar definitivamente.
16. No saldo, um transmissor e outros equipamentos foram queimados, com prejuízo avaliado em R$ 100 mil. A Coelba já enviou um técnico para investigação, ficando comprovada a sabotagem, pois não houve queda de energia em nenhum local. "Isso é uma violência política muito grande. É uma tentativa de se calar uma voz", avaliou o deputado Sérgio Passos.
17. A tão propagada renúncia do candidato Almir Lemos, em Lauro de Freitas, até a presente data não foi protocolizada junto ao Cartório Eleitoral da 180ª. Zona Eleitoral qualquer pedido de renúncia do suposto apoiador do candidato pepista. Nesta segunda-feira, 22, Lemos apareceu normalmente no seu programa de rádio, pedindo voto para o seu número.
18. Agenda de Imbassahy, PSDB, para esta terça-feira, 23: 10h, caminhada do Campo Grande a Piedade; 14h30min, visita a sede do Ilê Aiyê; 15h30min, caminhada na Avenida Peixe.
19. Agenda de ACM Neto, terça-feira, 23: Manhã e tarde - Grava para o programa eleitoral; 19h30min - Entrevista ao telejornal Bahia Record da TV Itapoan; 20h - Encontro com lideranças de Pernambués.
20. A dos candidatos da coligação Força do Brasil em Salvador, João Henrique e Edvaldo Brito, para esta terça-feira, 23, 9h às 12h - apresentação do programa de Governo para orla de Salvador - barracas de praia - Clube 2004 - Avenida Otávio Mangabeira; 14h - gravação de programa eleitoral; 17h - caminhada em Canabrava - concentração no final de linha de Canabrava.
21. Nesta terça-feira (23), o candidato Walter Pinheiro, da Coligação Salvador - Bahia - Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV), realiza caminhada no bairro de San Martin, na localidade de Fonte do Capim. A concentração será às 16 horas, em frente à loja de material de construção O Nordestão. Pela manhã, grava programa eleitoral de rádio e televisão.
22. Quando um candidato não cresce em pesquisas ou até cai, a tendência é mudar tudo. Mudar tudo é a derrota certa. A decisão do eleitor, especialmente em nível municipal, se dá transformando a intenção de voto em decisão de voto, através das informações que recebe e da troca de argumentos e opiniões com seus conhecidos. Muitas vezes esses fluxos custam a progredir. Outras vezes se espalham de forma não virótica no início. Conselho do marketeiro César Maia.
23. Ponto-de-vista não se discute. Mas, até agora, a única pessoa que ouvi dizendo que o debate da Aratu não prestou foi Malu Fontes. Essa moça devia morar na Suiça.