Vide
Walter Pinheiro desafiou João a conhecer as 1.000 casas de Tubarão (F/João Alvarez)
Foto:
Miudinhas do debate:
1. A TV Aratu marcou um golaço com o debate do último domingo, 21, entre os prefeituráveis de Salvador. Novo cenário, modelo inovador de debate e uma postura impecável de Casemiro Neto. Conseguiu controlar até a platéia (ou torcida) dos candidatos presente no auditório.
2. João Henrique, PMDB, foi o único candidato que agradeceu a Deus. Imbassahy exaltou sua fé cristã. Os outros candidatos não fizeram referências nessa direção.
3. O radialista Mário Kértész saiu chamuscado do debate. Apresentou-se com postura nitidamente contra Imbassahy e não esperava que a reação do candidato tucano fosse tão segura. Além disso, no final, foi deselegante ao fazer gestos obcenos com o dedão em relação ao tucano.
4. Hilton Coelho, PSOL, trouxe à cena o crime de Neylton, numa secretaria do Município, mas se perdeu no desdobramento deste fato. Os outros candidatos não "tocaram" neste assunto.
5. Teve um momento que João Henrique, PMDB, perdidão no debate, chamou Hilton Coelho de Rilton. A platéia gargalhou.
6. O carma de Imbassahy continiua sendo a ex-secretária da Saúde, Aldely Dias Rocha. Mas, desta feita, o tucano revelou que a "armação" do leite quem comandou foi o deputado Maurício Trindade.
7. João foi a bola da vez. Seus adversários, à unanimidade, asseguraram que o problema atual da Prefeitura é má gestão. ACM Neto, DEM, usou até uma expressão televisiva: Toma Lá, Dá Cá.
8. Walter Pinheiro, PT, enrolou, enrolou, enrolou, mas não respondeu ao jornalista Flávio Oliveira sobre a participação tímida de Lula em sua campanha.
9. As melhores perguntas dos jornalistas sairam da toca experiente de Luis Augusto, da Tribuna da Bahia. A pergunta sobre o deficit de casas populares deixou João sem resposta.
10. ACM Neto também enrolou, enrolou, enrolou e não respondeu a Imbassahy quais os projetos que já apresentou na Câmara para Salvador do século XXI.
11. A resposta de Imbassahy sobre a revolta do Buzu também ficou a desejar.
12. Quando Hilton comentou sobre a grampolândia com Imbassahy, o tucano respondeu: - Me inclua fora disso.
13. João Henrique teve uma resposta surreal quando perguntado por Imbassahy porque gastou R$65 milhões de propaganda: - É que na sua época quem fazia a propaganda era o governo do Estado.
14. Walter Pinheiro, do PT, disse que tudo de bom que tem na saúde pública de Salvador nos últimos 4 anos foi obra dos secretários do PT: Samu, gestão plena e fim das filas nos postos de saúde.
15. Imbassahy afirma que não existem filas nos postos de saúde porque estão fechados.
16. Pinheiro respondeu ao auxiliar administrativo que vai botar o Metrô pra funcionar. Vai levar a Rodoviária para a BR-324 e o VLST até Cajazeiras. Tá anotado.
17. João enrolou na resposta da terapeuta ocupacional.
18. Hilton situou que vai pensar o turismo para o povo em sua gestão. E que, atualmente, os programas do governo só incentivam o turismo sexual.
19. João destacou que na época do governo de Imbassahy havia uma confusão na cabeça das pessoas para saber quem mandava na cidade, se o prefeito ou o governador.
20. ACM Neto diz que Pinheiro fala com os empresários sobre o PDDU de um jeito; e para os trabalhadores de outro jeito.
21. Pinheiro desafiou João a ir a localidade de Tubarão, no subúrbio ferroviário, conhecer as tais 1.000 casas de sua propaganda que considera uma farsa.
22. ACM Neto lembrou do mensalão, mas, o assunto ficou sem compreensão para o telespectador.
23. O jornalista Luis Augusto disse que nem tudo foi perseguição de ACM ao governo Lídice. - Afinal - concluiu ele - recolher lixo não tem nada a ver com isso.
24. Pinheiro defendeu sua vice e disse que sua gestão foi estrangulada pelos governos federal e estadual.
25. De MK para Imbassahy: - Não sou candidato a nada. O candidato é você.
26. De Hilton para ACM Neto toda vez que falava no candidato do DEM: - ACM, o neto.
27. Como o velho sofre. Mesmo no andar de cima não esquecem do cabeça branca.
28. João Henrique não esqueceu de Varela e deu uma caqueirada no radialista.
29. No final, Neto disse que é o único candidato que faz campanha limpa; Pinheiro assegurou que vai azeitar a máquina municipal; Imbassahy garante que vai acabar com o caos na saúde; João quer mais tempo porque agora tem experiência e vai fazer muito mais; HC que fará um governo de participação popular,
30. Ney Bandeira, diretor da Aratu, era só sorrisos no final do debate.
31. Domingo tem mais: na Record.
32. Viva a democracia.