A cerimônia de transmissão de cargo foi no Palácio de Ondina. Na ocasião, Zarif agradeceu a confiança depositada no Poder Judiciário. "Para mim, é uma honra substituir o governador Jaques Wagner, o que pretendo fazer com muito empenho e dedicação. Por eu ser mulher, creio que isso abra perspectivas para que outras mulheres também venham a se candidatar e assumir o posto. E a Bahia, que sempre foi vanguardista neste e em outros aspectos, possa um dia eleger uma governadora", disse a governadora em exercício.
Após o ato, ela recebeu cumprimentos de todos os presentes e flores da presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça.
APREÇO AO JUDICIÁRIO
o governador aproveitou a oportunidade para reiterar o seu apreço pelo Poder Judiciário e pelas mulheres da Bahia. "Da minha parte, este é um ato de muita simbologia. É muito gratificante que uma mulher ocupe pela primeira vez este posto em meu mandato, pois creio que política também se faz com símbolos, e não apenas com obras de cimento e concreto", disse ele, que vai a Nova York participar do lançamento da nova campanha publicitária mundial de promoção turística do Brasil, ao lado do presidente Lula e do ministro do Turismo, Luiz Barreto.
Silvia Zarif atua como governadora em exercício até a próxima terça-feira (23), quando o governador Jaques Wagner retorna da viagem aos Estados Unidos. Ela também é a primeira mulher a ocupar a presidência do TJ-BA - cargo que, durante a interinidade, será ocupado pela 1ª vice-presidente, desembargadora Lealdina Torreão. Em todo o país, apenas os estados da Bahia, do Acre, do Pará e de Rondônia têm uma mulher como chefe do Poder Judiciário.
CURRICULO
Nascida em Feira de Santana, a desembargadora Silvia Carneiro Santos Zarif assumiu a presidência do TJ-BA no dia 8 de março deste ano. Formada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1974, ela tem 21 anos de dedicação à magistratura.
O primeiro compromisso oficial de Silvia Zarif no governo está previsto para segunda (22), quando ela visita as obras da 1ª Vara de Defesa da Mulher, nos Barris. Em seguida, ela participa da abertura do seminário "Direito Civil e Mediação", no auditório do TJ-BA, e da 23ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, na Faculdade de Medicina (Terreiro de Jesus).