Uma multidão participou do primeiro comício do candidato a prefeito Walter Pinheiro, da coligação "Salvador - Bahia - Brasil (PT PSB, PCdoB, PV), na noite de ontem (20), na praça São Bráz, em Plataforma. Os moradores vibraram quando o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, disse que, até o fim do mês, o governador Jaques Wagner vai inaugurar a reforma do hospital João Batista Caribé e confirmou a construção do maior hospital do subúrbio, duas antigas reivindicações da comunidade defendidas pelo prefeiturável.
A escolha do local para estrear a atividade em palanque foi destacada pelo candidato a prefeito Walter Pinheiro como uma demonstração de orgulho e afinidade, por ele ter nascido, criado e constituído sua família em bairros do subúrbio (Escada, Uruguai e Paripe). "Conheço a vida do povo daqui, um povo sofrido e batalhador", disse, após contar a sua trajetória, desde quando seus pais saíram do interior para buscar na capital alternativa para educar os filhos em Salvador.
Desde cedo, às 19 horas, as pessoas começaram a colorir e movimentar a praça com as bandeiras da coligação, apesar da chuva que caiu em vários momentos. Pinheiro chegou às 8h20, junto com mais de mil pessoas que saíram caminhando da frente do escritório político do deputado estadual J. Carlos (PT), situado nas proximidades.
Recebido com fogos e muita animação do público no comício, o candidato exibiu bom humor e descontração, quando até arriscou cantarolar o próprio jingle. Ele falou da satisfação de ver tanta gente na praça, como também do êxito das caminhadas que fez pela manhã, em São Cristóvão, e à tarde, em Brotas. A chuva não esfriou a receptividade dos moradores.
Parceria com
Lula e Wagner
O candidato falou das suas propostas de governo, especialmente para a área, mas não deixou de alfinetar os adversários, sem citar nomes. Quando defendeu o voto nos candidatos a vereador da coligação, presentes no palanque, afirmou: "Nossos parlamentares não receberam mandatos de herança, mas no esforço, na luta e na construção partidária". Depois ele foi enfático ao falar de si próprio: "Formei minha família muito cedo e comecei a trabalhar para sustentá-la. Tenho carteira assinada, não comecei com cargo comissionado no gabinete do pai".
Antes do candidato, o ex-ministro Waldir Pires falou da necessidade de eleger Pinheiro para completar a parceria com Lula e Wagner e garantir para Salvador os avanços do país e do estado. Ele reforçou dizendo que "Pinheiro é um homem decente, que não vai fazer malandragens, vai fazer um governo sério para o bem do povo de Salvador".
ENGENHO VELHO
DE BROTAS
Antes do comício, pela tarde, Pinheiro visitou o bairro do Engenho Velho de Brotas, onde a população, mesmo com a forte chuva que caía, foi ao encontro do candidato durante caminhada que saiu da Rua Boa Vista de Brotas, passando pela Rua Padre Luiz Figueira até o final de linha. Em sua saudação final, o candidato destacou que terá um olhar especial para políticas públicas que beneficiem as mulheres, "que representam mais de 50 % da população de Salvador e são, em sua maioria, chefes de família", disse.