Política

EM CARREATA, ACM NETO DIZ QUE SITUAÇÃO DA ORLA ATLÂNTICA É DEGRADANTE

Vide
| 20/09/2008 às 15:58
Souto, Neto, Marinho, César e Gildásio na carreata do DEM na Orla Atlântica (Foto/Max Haack)
Foto:
  Uma carreata na Orla Atlântica - veículos de passeio, motos e bicicletas - promovida pela campanha de ACM Neto (DEM) entre Ondina e Abaeté, em Itapuã, representou a  atividade de rua da campanha eleitoral, uma demonstração de força da candidatura do democrata

  Na camionete com Neto estavam presentes dois ex-governadores - Paulo Souto (DEM) e César Borges (PR) -, o senador Antonio Carlos Júnior (DEM), além do candidato a vice, Márcio Marinho (PR), e os deputados estaduais Gildásio Penedo (DEM), Eliedson Ferreira (DEM), João Carlos Bacelar (PTN) e Paulo Azi (DEM).

  Mas a carreata também contou com a presença de candidatos a vereadores que apóiam a coligação A Voz do Povo (DEM, PR, PRB, PTN, PTC, PRP, PSDC e PTdoB).  

A carreata teve início pouco antes das 10h, na avenida Ademar de Barros, em Ondina. Neto recebeu o carinho das pessoas que caminhavam nas ruas, que estavam nas praias, nos prédios, nos pontos de ônibus, nos automóveis, nos bares e restaurantes e de servidores terceirizados da prefeitura municipal. 

  Ao longo do percurso, os carros foram se incorporando à carreata. Muitos veículos, inclusive no sentido contrário, se aproximavam da camionete onde Neto estava para tirar fotografias e dar uma palavra de incentivo. O barulho insistente das buzinas feito pelas motos chamou a atenção dos pedestres e principalmente das crianças, que corriam, nas calçadas, atrás da camionete, gritando o nome do candidato do Democratas.


Responsabilidade 

Bandeiras, camisas e placas com fotos de ACM Neto tomaram conta da Orla. Até crianças foram flagradas usando o adesivo do 25 no peito. "A campanha de ACM Neto tomou conta das ruas. Hoje é uma demonstração disso. Os adversários também estão vendo isso. É o resultado de uma campanha propositiva, centrada nos interesses da população. É o resultado de uma campanha humana e emocionante de um candidato que vai assumir as suas responsabilidades como prefeito,sem procurar colocar os problemas no colo nem do presidente nem do governador", disse o senador César Borges.


No Jardim de Alah, a chuva apertou, mas mesmo assim a carreata seguiu o seu ritmo. Ninguém se incomodou. Em Itapuã, Neto foi entusiasticamente cumprimentado por pessoas que estavam num veículo plotado por um candidato do PDT, partido que está com o candidato a prefeito do PMDB. Próximo ao Abaeté, as baianas de acarajé mostraram que estão com Neto, gritando com força o nome e o número do candidato, que ganhou ainda mais confiança para seguir na campanha.

Entrevista 

Em entrevista à imprensa, Neto disse que vai investir, se eleito, na requalificação da Orla de Salvador, beneficiando moradores, turistas, comerciantes, barraqueiros, e empresários, explorando o turismo de sol e praia.  "A situação da nossa Orla é tão degradante que até os baianos estão deixando de freqüentar as nossas praias. Por isso, vamos dialogar com todos os envolvidos, principalmente os barraqueiros, para adotarmos um plano de requalificação visando tornar Salvador ainda mais atrativa para quem já mora aqui e quem vem de fora", afirmou o candidato.


O programa de governo de Neto prevê a criação de um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano para a Orça de Salvador, especificando para cada zona não apenas o gabarito e os recursos e afastamentos dos prédios, mas também a tipologia funcional dos mesmos, de modo a propiciar a retomada de uma cultura litorânea de cidade.