Vide
Os programas de TV dos candidatos a prefeito de Salvador nesta sexta-feira, 19, foram bem comportados no plano das propostas, embora, João Henrique continue na sua marcha batida para descontruir a administração Imbassahy (o que está conseguindo) e aniquiliar a imagem PT de Pinheiro (o que está conseguindo em parte).
Também para não dizer que só foram propostas, Pinheiro fez uma denúnica revelando que a propaganda de João Henrique na TV sobre a construção de casas populares é enganosa (se transformar em comercial vai causar um enorme prejuízio a João) com depoimentos de moradores de áreas periféricas, e ACM Neto destacou o comercial de 1 minuto do pescador situando que um candidato tem um governador, o outro tem um ministro, o outro um presidente, mas, esquecem do papel de ser prefeito.
Quem abriu a noite foi João batendo firme em Imbassahy e afirmando (viva voz) que encontrou a Prefeitura "completamente endividada" e ainda não teve apoio do governo carlista (Paulo souto), mas, ainda assim deu a volta por cima graças ao apoio de Lula (excluiu o governador Wagner completamente do seu programa).
Ou seja: "bate" em Souto, Wagner (de forma indireta), Pinheiro, ACM Neto, e Imbassahy e só poupa Lula.
Depois criticou a administração do PT na secretaria de Saúde revelando que a indicação dos secretários Luis Portela e Carlão foram de Pinheiro, resultando num fiasco, só conseguindo recuperar depois que o novo secretário José Carlos Brito assumiu.
Referendou que a parceria leal e boa é com o presidente Lula porque é do trabalho. A de Pinheiro, negativa. Lula e João são amigos de verdade, disse o programa. Por fim mostrou obras, todas, graças a Lula.
Hilton, do PSOL, repetiu o programa da devastação da Mata Atlântica na Paralela, obra de Souto, Wagner e João todos eles juntos. A propaganda do candidato do PSOL, ainda assim, atinge diretamente o candidato do PMDB.
Imbassahy, optou por um depoimento pessoal (tipo cara-a-cara com o eleitor) mostrando o momento democrático da cidade, a responsabilidade de ser prefeito de Salvador, apresentando alguns programas que executou: Parque Ambiental de Canabrava, edificação de encostas, títulos de terras, coral das crianças, natal e outros.
Pinheiro também foi na linha de propostas mostrando o que pretende realizar nas áreas de emprego e renda, com treinamento e qualificação de pessoal. Pena que tenha se limitado a áreas mais carentes da cidade (cachorro quente, reciclagem), esquecendo-se dos serviços e da classe média.
Manteve (com menor intensidade) a sua ligação casadinha com Lula e Wagner e detonou João com uma denúncia mostrando que o candidato do PT faz propaganda mentirosa sobre a construção de casas em Salvador.
ACM Neto foi o último da noite e fez um condensado de suas propostas. Adotou o menino de vez com o comercial do pescador e colocou mais emoção na campanha.
Reta final é isso aí: emoção. E, nesse campo, João também acelerou na emoção, Pinheiro idem-idem, Imbassahy e Neto.