Política

SUDESB E SECRETARIA MEIO AMBIENTE POLUEM PRAÇAS COM PROPAGANDA ILEGAL

Miudinhas picantes
| 17/09/2008 às 18:05
Cidade sem lei. Sudesb arma "traquitanas" em vários jardins para corrida de aventura. (Foto/BJá)
Foto:
  Miudinhas globais:

  1. A crescente onda de violência que está acontecendo em Salvador é o item mais relevante em qualquer pesquisa de opinião que se faça sobre anseios e desejos da população. Tanto que, nesta campanha política passou a ser o carro-chefe do candidato do Democratas, ACM Neto, sequenciada na polêmica do BBB Bairros com Imbassahy, do PSDB, e no uso da proposta de Pinheiro por Wagner, a "ronda 24 horas" para alavancar o candidato do PT.

  2. Polêmica é o que não falta, tanto que o debate atingiu a esfera do alto escalão da política, o ex-governador Paulo Souto e o governador Jaques Wagner. Ademais, por mais que o governo se esforçe em dizer que existe uma clima de harmonia entre as Polícias Civil e Militar, os desentendimentos são a cada dia mais frequentes.

  3. Agora, pra piorar a situação, após uma assembléia geral na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, no Centro, os policiais civis do Estado decidiram parar suas atividades por 24 horas a partir das 8h da próxima sexta-feira, 19. Apenas um efetivo de 30% será mantido trabalhando.


  4. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipoc), Carlos Lima, o protesto é decorrente da não votação do projeto da Lei Orgânica da Polícia Civil da Bahia, cujo texto teria sido entregue à Secretaria de Administração do Estado (Saeb), no último dia 8. "Houve uma promessa de que a Lei, que é a certidão de nascimento do policial civil, fosse votada nesta sexta-feira (19), mas já soubemos que não vai acontecer", disse Lima.


  5. Um dos principais itens do texto do projeto de Lei seria o estabelecimento de um piso salarial de R$ 4 mil para a categoria. De acordo com Lima, atualmente, um policial civil recebe cerca de R$ 1.600,00. No próximo dia 22, os policiais também prometem um protesto em frente à sede da Saeb, no Centro Administrativo (CAB), a fim de pressionar o Governo do Estado a votar a Lei Orgânica.
 
  6. Na pauta da Assembléia esse projeto não se encontra. Nesta quarta-feira, 17, mais uma vez não houve sessão. Caiu antes de começar por falta de quórum. O líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT), imaginava que pudesse votar três projetos esta semana, mas, nada aconteceu. Um desses projetos, na área da Inovação Tecnológia, requer urgência porque está atrelado a financiamentos para o setor.

  7. Se o projeto não for aprovado o dinheiro não chega. Um outro projeto, também muito importante, diz respeito a política de saneamento do Estado. Área vital. Os deputados nesta semana, no entanto, resolveram continuar em suas campanhas políticas no interior do Estado. Fica tudo pra semana que vem.

  8. O problema é que as duas próximas semanas serão as decisivas para os pleitos municipais e, dificilmente, a ALBA vai reunir quórum para sessões e/ou votações. Deputado, neste momento de campanha, só pensa numa coisa: votos. Se não fortalecem suas bases nos municípios estão arriscados a não voltarem à Casa Legislativa, em 2011.

  9. Os auditores fiscais e os agentes de tributos estaduais também estão mobilizados na ALBA. Hoje, inclusive, teve uma reunião de agentes de tributos no saguão para pressionarem os deputados da base aliada do governo a votarem o projeto de remodelagem da categoria fisco. No próximo dia 23 tem reunião no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, CAB, pra tratar deste tema.

  10. Já IAF Sindical (auditores fiscais) faz uma mobilização no prédio sede da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), no CAB, nesta quinta-feira, 18, a partir das 8h30. Será uma manhã de protesto contra a proposta do secretário da Fazenda. Na sexta-feira, 19, haverá café da manhã no Restaurante Grande Sertão, com auditores para avaliar o movimento e estudar novas ações.

  11. Há quem entenda no meio jurídico que a venda de ingressos pela direção do Bahia para o jogo contra o Corinthians, no Estádio de Pituaçu, sem um entendimento com o governo do Estado, seria um caso de polícia.

  12. A crise da economia norte-americana pegou os candidatos Barack Obama, Democrata; e McCain, Republicano, em pleno furação da campanha. Supera o terrorismo na preferência do eleitorado. A grande classe média americana está apavoradíssima e apertando os candidatos.

  13. No Brasil, como faltam apenas 15 dias para as eleições, as turbulências não deverão atingir os candidatos (sobretudo do PT, o partido do governo) nas municipais. Os economistas estimam que os reflexos dessa crise chegarão ao Brasil em 2009. E isso não é bom sinal para Lula e seus partidários. Mas, o presidente está confiante de que o Brasil está ao largo da crise.

  14. A Bridgerstone Firestone comemora a fabricação de 3 milhões de pneus em sua fábrica de Camaçari. Segundo um deputado da oposição é uma parte da "herança maldita" deixada por Paulo Souto.

  15. Quem assistiu a cena diz que foi de levantar poeira a chegada do deputado João Leão, em Cocos, de helicóptero. Cocos é no fim do mundo do Oeste da Bahia.

  16. Caladinho, caladinho, um deputado do PCdoB, na ALBA, emplacou a esposa como candidata a prefeita.

  17. As restrições aos vôos no aeroporto de Ilhéus já começaram. Péssimo momento para a cidade e região do cacau.

  18. Faz até lembrar aquele jingle de Juracy Magalhães: - Cacau, petróleo, Paulo Afonso, as riquezas da Bahia/ Tem nas mãos de Juracy/ toda sua garantia. É, os tempos são outros.

  19. A colunista Miriam Leitão, O Globo, diz que em economia globalizada não existe país blindado nem "mar de tranquilidade", essa última, expressão da era Delfim e da finada revolução de 64.

  20. A vida de Raul Seixas vai virar filme na lente de Walter Carrilho. Grande Raul! Tem história pra caramba a ser pesquisada.

  21. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) está light. Dia 24 próximo tem apresentação musical "Os Primórdios do Choro", por Paulo Emílio e o grupo Trilha de Cordas, 18h. Pra quem gosta do gênero é programa imperdível. E ainda por cima, gratuito.

  22. A deputado Marizete Pereira, PMDB, vai propor a Mesa da Assembléia, uma sessão especial sobre os 50 anos do Jornal da Bahia. O JBa não chegou a completar meio século em circulação, mas, tem muita história pra contar. Inclusive seu diretor João Falcão está aí aos quase 90 anos, lúcido e com memória prodigiosa.

  23. De um assessor de Moema Gramacho: - A união de Muniz com Almir, em Lauro, não altera o quadro sucessório no município. 
 
  24. O primeiro debate da campanha municipal 2008 de Teixeira de Freitas, acontecerá nesta quarta-feira, 17, na loja Maçônica. O evento será transmitido pelas rádios Caraípe FM, rádio Cidade FM, Alvorada Gospel AM e Difusora AM. Teixeira é a terra de Timóteo, ex-carlista roxo, hoje, no PMDB.
 

  25. O prêmio Servidor Cidadão 2008 vai para Flávia Pacheco, professora de Rio de Contas.


  26. De 2 a 4 de outubro próximos, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, acontece a XIV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise-Bahia e X Jornada do Instituto de Psicanálise da Bahia.
 
  27. Nesta edição, o ciclo traz como tema central "Felicidades e Inquietudes", que será discutido em sessões clínicas, mesas-redondas e exibição de filme. Entre os assuntos abordados estão "Mulheres Infelizes, homens felizes?", "Consumo de felicidade" e "Mal-estares da vida amorosa". Que temas bacanas!


  28. Confiante na vitória na maioria dos municípios em que seu partido disputa as eleições, o líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Leur Lomanto Jr não pára: Nos últimos dias esteve em Itaparica, Seabra, Teolândia e Tancredo Neves.

Tem o espírito municipalista do avô, o ex-governador Lomanto Jr.

  29. Depois da Casa Cor agora é a vez a Sudesb e até da Secretaria do Meio Ambiente. Armaram várias propagandas improvisadas nos jardins da cidade, numa total falta de respeito às leis municipais. Pra isso existe outdoor, tv, rádio, jornal para divulgr as peças de um evento. E não maltratar a cidade da Bahia dessa forma.

  30. A propósito, a Secretaria é do Meio Ambiente! É isso mesmo!