O candidato a prefeito do Democratas, ACM Neto, participou de duas caminhadas esta manhã nos bairros de Pau Miúdo e Boa Vista de São Caetano. Acompanhado pelo seu vice, Márcio Marinho (PR), o democrata percorreu pelas ruas, visitou casas e ouviu denúncias de abandono por parte do executivo municipal.
"Por todos os lugares em que passamos constatamos ainda mais a ausência dos olhos do atual prefeito no que diz respeito à infra-estrutura e aos cuidados com as crianças", disse.
A passeata em Pau Miúdo teve início na Rua Eufrosina Miranda e seguiu pelas ruas Madalena Paraguassú, 1ª Travessa Nova do Cruzeiro, dentre outras localidades. Por onde ACM Neto passava não era difícil encontrar lixo acumulado pelo chão. Relatos de descaso com a limpeza urbana não faltaram. Foi o que afirmou a dona de casa Noede Sena. "Não tem caixa coletora aqui no bairro. Todo mundo que quer tirar o lixo de dentro de casa tem que colocar no meio da rua mesmo", disse. "Todo dia a gente produz lixo, mas o caminhão da Vega só passa aqui três vezes por semana", completou.
Numa das ruas, a 2ª Travessa Nova do Cruzeiro, em Pau Miúdo, Neto ouviu queixas de uma obra inacabada desde a época em que Antônio Imbassahy (PSDB) era prefeito. "Na época eu fui verificar na prefeitura o porquê do serviço ter sido interrompido pela metade. Disseram que nos papéis oficiais constavam que as obras estavam concluídas", denunciou o morador Ricardo Lima. "Há muitos anos sofremos com problemas de contenção de encostas, infra-estrutura, alvenaria e não temos nenhuma ajuda por parte dos políticos que estão aí", completou.
Educação
A caminhada em Boa Vista de São Caetano chamou a atenção de ACM Neto pela quantidade de crianças nas ruas do bairro. De acordo com ele, os pequenos cidadãos poderiam fazer atividades extracurriculares no período em que estão fora da sala de aula. "Com o nosso programa ‘Aluno em Tempo Integral' iremos levar os serviços como reforço escolar, atividades esportivas e aulas de línguas estrangeiras para os jovens de Salvador", disse.
O democrata lembrou que a Bahia possui o melhor modelo de educação integral do país. "É preciso resgatar os ensinamentos de Anísio Teixeira e focar as atenções do desenvolvimento humano através da educação", afirmou. Anísio Teixeira foi secretário de Educação no governo de Otávio Mangabeira, na década de 50. O educador implantou escolas que até hoje são lembradas como modelo revolucionário de ensinamentos de disciplinas curriculares e preparo para a vida.