Política

EM 17 MUNICÍPIOS ELEITORADO MINGUOU EM MAIS DE 300 MIL ALMAS VOTANTES

Vide
| 15/09/2008 às 21:22
Maetinga, em comício, a eleitora dá mama ao bebê e empunha a bandeira 22 (F/Paulo Mocofaia)
Foto:
  Miudinhas globais:

  1. A redução do eleitorado baiano em alguns municípios levanta suspeitas de fraudes nos alistamentos anteriores, assim como no de pessoas residentes em outros locais para engrossar o eleitorado, o que é proibido por lei. Daí que, em alguns municípios, muita gente foi eleita ilegalmente.


  2. Abaixo estão listados os municípios que tiveram cancelamentos acima de 10.000 titulos, conforme ultima revisão divulgada pelo  TRE.


    Municipio               Titulos Cancelados

Salvador

121.383

C. Formoso

10.009

Camaçari

36.811

Candeias

10.552

Cruz das Alms

10.289

Euclides da Cunha

10.019

Feira de Santana

20.889

Ipiau

10.923

Ipirá

13.386

Itabuna

26.884

Itapetinga

11.311

Jacobina

16.584

Maragogipe

10.461

Senhor do Bonfim

13.136

Serrinha

12.361

Sto. Amaro

12.462

Vitoria da Conquista

12.464


  3. Proporcionalmente, o município que teve mais títulos cancelados foi Ibirapitanga, tendo perdido 40,1% do total que dispunha. Esse pessoal faz cada coisa que se duvida para chegar ao poder.

  4. O governador Wagner foi a Itabuna no último domingo reforçar a candidatura Juçara Feitosa, do PT, esposa do secretário Geraldo Simões. Fontes do PT anunciaram nos bastidores que existe uma possibilidade real de Wagner e Lula irem a Feira de Santana, ainda no primeiro turno. A tese é a seguinte: Colbert estaria abatido e o PT reforçaria a candidatura de Sérgio Carneiro para forçar um segundo turno no município.

  5. Essa mesma fonte informa que apenas uma gravação de Lula (que teria entrado no programa de Carneiro, em Feira, nesta segunda) não seria suficiente para mudar o quadro em Feira, cuja vitória do candidato Democratas, Tarcízio Pimenta, está se configurando no segundo turno.

  6. Em Salvador, a pesquisa Ibope divulgada nesta segunda, 15, também mostrou um avanço de Pinheiro em relação a João Henrique, com uma frente de 2 pontos. É a primeira vez que isso acontece e o comitê do PT comemorou bastante, entendendo que a "desconstrução" da personalidade de Pinheiro feita por João, em seu programa eleitoral, não fez tanto efeito como se imaginava.

  7. A fonte do PT diz o seguinte: se Pinheiro encostar mais em Neto, Lula encosta mais em Pinheiro. Wagner, de sua parte, já fez nova gravação que foi ao ar no programa desta segunda, ratificando apoio à base, mas, o voto e sua preferência em primeiro lugar para Pinheiro.

  8. Os programas, por sinal, foram bastante lights para quem estava esperando o porradão que vinha acontecendo nos últimos dias. Hilton explorou sua presença na Parada Gay de Salvador. Aliás, foi o único candidato a fazê-lo e muito bem, por sinal, destacando a questão da homofobia.

  9. Pinheiro dedicou seu programa à cidade negra destacando que o racismo é um problema de "todos nós". Bem organizado, apesar de preconceituosos com os brancos. Além do que, dito na fala de Pinheiro, Salvador não tem 80% de população negra. Mas, cola aos menos avisados.

  10. Bom o depoimento do ministro Edson Santos. A fala de Vovô ficou a desejar. Pareceu um apoio daqueles do tipo mais ou menos. O quadro Leila leva Pinheiro no peito foi excelente e atingiu em cheio o eleitorado desse segmento da população. 
Mas, a moça derrapou ao dizer que Pernambués é periferia.

  11. ACM Neto optou por um pronunciamento cara-a-cara com o eleitor destacando seu perfil de político e pai de família. Emocionou-se ao falar do avô e de dona Arlette. Passou bem o recado de sua relação com a cidade. E foi sensato ao pedir um voto de confiança ao eleitorado.

  12. João Henrique fez seu pior programa. Se embaralhou ao criticar os três candidatos adversários na abertura do programa (é difícil para a população entender tantos dados de uma vez só) e lançou uma onda 15 bolha de sabão um tanto quanto exagerada. Ficou mais pra peça publicitária do que realidade.

  13. O programa só melhorou, um pouco, quando mostrou as obras da Centenário e da Via Exclusiva pra ônibus na Paralela. Dizer que só ele pode assumir compromissos com a cidade porque já está fazendo não cola junto à população. A cidade é muito grande e faz-se de um lado e não se faz do outro. É uma faca de dois gumes.

  14. Imbassahy também veio light embora tenha lembrado do discurso da "surra" de Neto.  Seu programa propositivo de geração de empregos e renda foi fraco. A parte do fim do lixão de Canabrava foi o melhor. Deixou também nas entrelinhas que seu espírito cristão está relacionado ao povo católico da cidade.

  15. "Kassabinho", o boneco do Kassab, candidato do DEM em São Paulo está fazendo o maior sucesso. Pois, em Salvador, ninguém teve essa idéia ainda embora Pinheiro use bonecões de Wagner e Lula, e o seu próprio nas caminhadas nos bairros. Um "pinheirinho" cairia melhor. Combina.

  16. Já um "joãozinho" não combina tanto porque João é "joãozão". "Imbassahyzinho" também parece fora de sintonia. E, Netinho, bateria com Netinho candidato a vereador de João.

  17. Sabem de uma novidade boa: o deputado Jutahy Magalhães Jr. está apoiando Wagner. Calma pessoal, isso é Itiruçu. Wagner é o candidato do PSDB a prefeito. Agora, o curioso é que Marcelo Nilo, também do PSDB, apoia Carlinhos, o candidato do PT, na mesmíssima Itiruçu. Política é coisa do diabo.

  18. O PR junto com o PP e o PRTB estão organizando um bloquinho na Assembléia Legislativa. O deputado Elmar Nascimento nega de pés juntos. Mas, nos corredores é o que se fala.

  19. Aliás, hoje, não se falou nada porque não houve sessão na Assembléia. Sessão só nesta terça, 16, e dois projetos estão em pauta: Implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e Incentivo às Atividades Produtivas no segmento de tecnologia.

  20. O líder do governo, Waldenor Pereira, PT, garante que nesta terça tem quórum. 
Os auditores fiscais do Estado vão aparecer nas galerias. Hoje, tinham um papo com o deputado líder do PMDB, Leur Lomanto Jr. Os auditores formaram uma comissão de mobilização antenadíssima.

  21. A Secretaria de Saúde anuncia um mutirão de 2.000 cirurgias só nas urgências e emergências nos hospitais públicos do Estado. Bela iniciativa. Mas, revela, também, como o problema da saúde está longe de uma solução.

  22. Vai ser lançado nesta terça-feira, 16, no saguão da Assembléia Legislativa o livro do ex-deputado Edival Lucas intitulado "O Prefeito". É um manual sobre o que deve e não deve ser feito pelos senhores prefeitos. A receita será destinada a uma instituição de Itajuipe.

  23. Também na Assembléia, 18h, o presidente Marcelo Nilo assina convênio com a Câmara Baiana do Livro, presidente Geraldo Amarante, para publicação de duas obras por ano a serem indicadas pela Câmara. Uma delas sairá ainda este ano.

  24. O direito de resposta de Pinheiro a João Henrique no programa do meio dia desta segunda-feira, 15, faltou emoção. Era melhor nem ter feito. 

  25. O presidente da AL, deputado Marcelo Nilo, está a mil por hora na capital e no interior. Hoje, 15, na telinha apareceu todo bonitão dando seu apoio ao candidato do PSDB, Antonio Imbassahy. Em Wanderley, foi a missa de 7º dia da morte do vice-prefeito e candidato a prefeito falecido num acidente de ônibus. Lá, apoia Boilor, do PT, a prefeito, substituto do morto na campanha.

  26. O furacão Ike passou num cemitério do Texas e desenterrou vários caixões. Mas, era caixão de luxo tão resistente, que os mortos rolaram porém as tampas não abriram. Que coisa!

  27. A rádio Nova Salvador FM decidiu abrir espaço para ouvir os candidatos á vice das coligações formadas na capital baiana. A série de entrevistas começou hoje (15) com o professor Edvaldo Brito. Nesta, terça-feira, será a vez da deputada federal Lidice da Mata (PSB/BA) .

  28. A parlamentar vai falar sobre as propostas de sua chapa para resolver problemas de educação, saúde, segurança, transito/ transporte e geração de emprego. Terá 30 minutos cravados no programa comandado por Marcos Medrado, às 8h15h. As 14 h, de terça-feira (16) os vices participam de um debate promovido pelo Conselho Municipal de Educação. A deputada Lídice já confirmou presença.

  29. Ou seja, Lidice quer falar minha gente.

  30. Veja que coisa curiosa: a assessoria do Capitão Azevedo, candidato do DEM em Itabuna, diz que ele tem muito em comum com Lula. A tese é a seguinte: Passado e presente dos dois mostram personagens saídos da pobreza, com ampla aceitação popular e carismas incontestáveis.

  31. Lula já foi testado e exibe índices de aprovação históricos. Capitão Azevedo come os adversários pelas beiradas e cresce na preferência popular. Lula, como Azevedo, - segue dizendo sua assessoria - surgiu das bases populares e assim se manteve até virar o presidente das elites empresariais e financeiras do país.
 

  32. Azevedo, como Lula, foi rejeitado, no início da campanha, por alguns que o consideravam um provinciano quase caipira, sem personalidade para enfrentar o duro jogo da disputa pela prefeitura. Agora, com sua crescente aceitação popular, os discursos começam a mudar. E muita gente boa tem perdido o sono com os rumos que a campanha está tomando - conlcui sua assessoria.

  33. Ao que se sabe, a candidata do PT, Juçara Feitosa tá domindo e muito bem. Sobretudo depois da visita de Wagner no último domingo. Mas, campanha é assim mesmo. Val até esse tipo de comparativo.