Vide
ACM Neto e candidatos a vereadores percorreram as ilhas neste domingo (F/Max Haack)
Foto:
O candidato do Democratas à prefeitura de Salvador, ACM Neto, passou a manhã e parte da tarde de hoje (dia 14) nas ilhas de Bom Jesus, Paramana e Maré. Nas três localidades, Neto testemunhou o abandono da prefeitura, principalmente nas áreas da saúde, educação, saneamento básico, turismo e segurança pública. E pior: em Bom Jesus, o democrata constatou que correligionários do atual prefeito e candidato à reeleição, João Henrique Carneiro (PMDB), têm espalhado boatos para amedrontar os moradores, tentando manipular os votos dos eleitores.
O peemedebista, que ontem (dia 13) visitou as ilhas sabendo que ACM Neto faria o roteiro hoje, anda espalhando, segundo moradores de Bom Jesus, que o democrata vai acabar com a lancha do Samu e o transporte escolar caso vença as eleições. "Muito pelo contrário, vou é ampliar o atendimento a saúde da população, que está precário, e investir em educação dentro da comunidade", assegurou o candidato na casa do artista plástico Isolino Passos, um dos moradores que relataram os boatos.
Isolino contou que, durante à noite, ninguém consegue atendimento médico na ilha. "As pessoas precisam arrumar um barco para se deslocar para Salvador ou Madre de Deus em busca de atendimento", relatou. "Vamos ampliar o serviço de atendimento à saúde para que haja atendimento também à noite. Além disso, quero colocar pediatras nas unidades de saúde para atender as crianças. Pediatra tem de ser presença obrigatória no atendimento à saúde da população", ressaltou Neto, que estava acompanhado do vice Márcio Marinho (PR), do radialista Raimundo Varela - que reencontrou parentes e amigos em Paramana -, da esposa Lídia Magalhães e de candidatos a vereador.
PARAMANA
Paramana - Depois de percorrer as ruas da Ilha de Bom Jesus, onde parou em várias casas para conversar com moradores, ACM Neto foi calorosamente recebido na praia de Paramana, com direito a coral de crianças e fogos de artifício que acompanharam o democrata durante a caminhada. Lá, mais candidatos a vereador se juntaram ao grupo e percorreram a principal rua da ilha. Em todas as casas, Neto ouviu palavras de apoio e incentivo e queixas contra a atual prefeitura. O democrata caminhou até o posto de saúde que fica na beira da praia, que estava fechado e praticamente não funciona. Em Paramana, onde muitas casas tinham o 25 colado nas paredes, o candidato também encontrou esgoto a céu aberto.
"É evidente que a prefeitura abandonou as ilhas. A precariedade é grande em áreas como saúde, educação, segurança, infra-estrutura e saneamento básico. Além de tudo isso, como vimos em Bom Jesus, o prefeito está espalhando inverdades para tentar ganhar a eleição, jogando baixo. Se eu for eleito prefeito, vou melhorar o atendimento da saúde dentro das próprias ilhas e firmar uma parceria com a prefeitura de Madre de Deus, para que a população não fique desamparada. Aqui em Paramana, por exemplo, vamos colocar o posto de saúde para funcionar", disse Neto, em discurso em Paramana.
O democrata recebeu, em Paramana, o apoio do morador mais velho da ilha. Rubens Santiago, de 87 anos, afirmou que confia nas propostas de ACM Neto. "Não queremos mais o que está aí. Esse povo que está aí só aparece na véspera da eleição. Queremos um prefeito que faça as coisas nos quatro anos".
Praia Grande -
O último local visitado por Neto foi Praia Grande, em Ilha de Maré. Das três localidades, Praia Grande é a que se encontra mais abandonada pela prefeitura. Escola só até a 4ª série. Esgoto corre a céu aberto. Precariedade na saúde. As drogas já começam a virar uma cruel realidade, prejudicando principalmente os jovens, já que não há segurança pública.
Neto afirmou que, além de garantir o funcionamento dos serviços básicos nas áreas da saúde, educação, saneamento e segurança, vai, caso eleito, investir no potencial turístico das três ilhas. "Aqui em Praia Grande e nas outras ilhas que visitei falta até um atracadouro decente para as embarcações. Precisamos explorar o turismo natural da nossa Baía de Todos os Santos, estimulando a implantação de equipamentos como pousadas, restaurantes e entretenimento náutico para essas localidades. Isso vai gerar emprego e renda para as comunidades", afirmou.