Política

SEMANA MARCADA PELO ASSASSINATO DE 4 PMS. O RIO DE JANEIRO É AQUI.

Vide
| 13/09/2008 às 21:24
Operação conjunta da Polícia na área da 11ª Delegacia, neste final de semana (F/Ivan Erick)
Foto:
  Miudinhas globais:

  1. A violência em Salvador só cresce. Esta semana foi marcada pela execução de quatro PMs - dois sargentes e um soldado. O que parecia um fato que só existia no Rio de Janeiro (e em alguns momentos em SP) chegou a Salvador com muita intensidade. Os familiares dos policiais estão apavorados e desprotegidos. Até porque, a base da Polícia Militar reside nos mesmos assentamentos onde moram os bandidos.

  2. Neste sábado, aconteceu dois fatos dessa natureza. O primeiro no bairro de Nova Brasília, área de Itapuã, próximo aonde morava o soldado da Polícia Militar Evandro Brito. De acordo com a 10º Delegacia de Polícia, que investiga o caso, oito homens chegaram em um carro e dispararam contra o policial. Brito vinha sofrendo ameaças nos últimos meses e a polícia suspeita que o crime tenha sido cometido pelo tráfico.

  3. O segundo caso foi do soldado da PM, identificado como Gilberto Alves da Silva, 47 anos, assassinado no bairro de São Caetano, rua Direta da Formiga. A vítima foi atingida por vários disparos efetuados por um grupo de homens ainda não identificados.

  4. O policial foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Alves Silva não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois das três horas da manhã, quando passava por uma cirurgia.


   5. Os outros policiais assassinados foram o sargento Teófilo Santos Matos, da companhia de guarda da Polícia Militar, baleado no bairro da Engomadeira, na região do Cabula, que morreu na última quarta-feira, 11; e um dia depois, o sargento da PM José Jorge de Arruda, 48 anos, foi executado em uma oficina no bairro do Engenho Velho da Federação. 

  6. A SSP está agindo. Neste final de semana, uma operação conjunta das polícias civil e militar para cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisões, teve início na madrugada deste sábado (12). No primeiro dia da operação, que deve durar até a próxima segunda-feira (14), foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão nos bairros de Tancredo Neves, Beiru, Sussuarana, Cabula, Engomadeira e demais localidades que pertencem à circunscrição da 11ª Delegacia de Polícia Civil.

  7. Como se vê, o crime organizado se estabeleceu em Salvador, há toque de recolher em vários bairros, paga-se pedágio em alguns pontos, a Prefeitura só consegue repor lâmpadas e fazer obras atuando em combio com apoio da PM, e as propostas que estão sendo feitas pelos candidatos a prefeito, inclusive a Guarda Municipal, são apenas paleativos.

  8. O furo é mais embaixo e requer além de policiais bem treinados e armados, inteligência, tecnologia e ações conjuntos com apoio do Poder Judiciário. 

  9. Pra complicar ainda mais a situação, policiais civis anunciam uma provável paralisação para a próxima quarta-feira. Carlos Lima, presidente do Sindipoc, diz que o governo não cumpriu a palavra e "esqueceu" de mandar o projeto de requalificação da categoria à Assembléia Legislativa.

  10. Como já era de se esperar, dado a fragilidade da SET, o caos no trânsito de estabeleceu na cidade e não há solução à vista. A capacidade gerencial da Prefeitura é mínima e o número de veículos licenciado/mês aumenta a cada ano. Dias sombrios teremos pela frente, sobretudo no período natalino.

  11. Agora mesmo, o Salvador Shopping está concluindo a sua ampliação e ocupou praticamente todo aquele estacionamento de veículos original. Vai ser um inferno na época do Papai Noel. A Prefeitura deu autorização para fazer uma ampliação dessa natureza?

  12. Na Operação Lagarto, mais uma vez a SSP deixou a Secretaria da Justiça de fora. Nem o coronel Leite, da Lemos Brito, sabia da prisão de "elementos" no seu sítio. A secretária Marília Muricy então, nem se fala. É a rainha do by-passe.

  13. O número de analfabetos em Salvador é cabuloso. Pinheiro disse que era 100 mil. Depois, subiu para 150 mil. João Henrique disse no seu programa que já alfabetizou 40.000 nos últimos três. Estranhos os números de Pinheiro e os de João. Falar nisso, qual foi mesmo o nome do programa de João nessa área?

  14. O governo do Estado tem o TOPA. Mas, os números do TOPA também são cabulosos. Aliás, falar nisso, tem uma merendeira atuando como instrutora do TOPA na Ilha Amarela, Subúrbio Ferroviário. E mais, disse que deixou de dar aulas porque os R$200,00 que recebia e os vales transportes deixaram de ser pagos.

  15. Vai ai a explicação porque o IBOPE faz pesquisas com regularidade no Rio, SP, BH e Recife. É porque nessas cidades as afiliadas são da Rede Globo. Nos locais onde não são - Salvador, Aracaju, Maceió, etc - da Globo, as afiliadas privadas são quem bancam os custos. Em Salvador, por exemplo, a TV Bahia.

  16. Essa é a explicação técnica. Agora, a explicação política tem que perguntar ao papa.

  17. Como ACM morreu a perguntinha socrática é a seguinte: Quando ele era vivo tudo que acontecia na Bahia, inclusive destruição de placas de candidatos, a culpa era dele. E agora, de quem é a culpa ou a ordem?

  18. A Tarde não elege ninguém. Mas destrói qualquer candidato. O alvo, no momento é ACM Neto. Já foi João.

  19. Pensamento do domingo: - Descanse durante o dia para dormir bem durante a noite.